Organização > Comissão Científica

Comissão Científica

ANA PAULA BRANCO DO NASCIMENTO

Bióloga (UEM), Doutora em Ecologia Aplicada (USP) e Docente no Mestrado Profissional em Gestão Ambiental na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Linha de pesquisa: Percepção, uso e gestão de espaço verde públicos e privados.

ANDREA HOLZ PFUTZENREUTER

Arquiteta urbanista, doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie/SP (2014), com bolsa PDSE/CAPES na Friedrich-Schiller-Universität em Jena-Alemanha, mestre em Habitação (IPT,2008), especialista em Gerontologia (UFSC, 2010) e em Gestão de Projetos Sociais (SENAC,2006). Atualmente é professora na UFSC-Joinville, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Gestão e Projetos

CARLOS ANDRÉS HERNÁNDEZ ARRIAGADA

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (2012), Pesquisador e Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie no curso de Arquitetura e Urbanismo. Coordenador de Relações Inter-Institucionais e responsável pelo Lab. de Estratégias Projetuais. Temas de atuação: Estratégias Projetuais e Requalificação de Cidades em Zonas Degradadas. Parecerista FAPESP.

CARLOS EDUARDO FORTES GONZALEZ

Professor Titular da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, Departamento de Química & Biologia (Ingresso em 1990). Pós-doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia. Doutor em Educação pela UDE - Universidad de la Empresa, Montevidéu, Uruguai (Reconhecido pela UFRGS - Universidade Federal do RS, Porto Alegre).

CESAR FABIANO FIORITI

Pós-doutorado pela Universidad Politécnica de Valencia - UPV - Espanha - (2009/2010), doutorado - EESC/USP (2007), mestrado - FEIS/UNESP (2002), graduação em Engenharia Civil - Faculdade de Engenharia de São José do Rio Preto (1999). Livre-docente - FCT/UNESP (2016). Atualmente é professor adjunto da FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente.

CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS

Arquiteto e Urbanista - FAU/USU, 1985 Mestre - FAU/UFRJ/PROARQ, 1997 Doutor - FAU/UFRJ/PROURB, 2008 Arquiteto do Departamento Geral de Patrimônio Cultural (DGPC), da SMC do Rio de Janeiro (1986-2006) Conselheiro do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro - CMPC (1986-2006) Professor Associado do CAU da UFRRJ (2006).

DANILA FERNANDA RODRIGUES FRIAS

Possui graduação em Medicina Veterinária, mestrado e doutorado em Medicina Veterinária. Desenvolveu projeto de pós-doutorado na área de sanidade e melhoramento genético animal. Atualmente é professora titular da Universidade Brasil, com experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva e Microbiologia.

DAYANA APARECIDA MARQUES DE OLIVEIRA CRUZ

Graduada, mestre e doutora em geografia pela FCT/UNESP. Possui experiência na área de planejamento urbano e regional. Atualmente trabalha como professora substituta no curso de Geografia na Unesp de Ourinhos.

DENISE REGINA DA COSTA AGUIAR

Doutorado em Educação:Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ PUC-SP (2011). Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ciências Ambientais da Universidade Brasil. Na área de Ciências Ambientais pesquisa conceitos de políticas públicas, práticas curriculares, educação e gestão ambiental em Estados e Municípios.

DOUGLAS ORESTES FRANZEN

Doutor em História. Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Uceff Itapiranga.

EDUARDO ROMERO DE OLIVEIRA

Doutor em Filosofia (USP, 2003), mestre em História Social (USP, 1995) e Bacharel em História (UNICAMP, 1990). Desde 2004, atua como Professor Assistente Doutor na UNESP (campus de Rosana), nos Programas de Pós-Graduação de História (UNESP/FCL, Assis) e de Arquitetura e Urbanismo (UNESP/FAAC, Bauru).

ERICH KELLNER

Engenheiro Civil (1993) pela UFSCar. Doutor em Engenharia Civil: Área de Hidráulica e Saneamento pela EESC/USP (2000). Pós-Doutorado SHS/EESC/USP (2010). Professor da Área de Hidráulica e Saneamento do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

EVANDRO ROBERTO TAGLIAFERRO

Engenheiro Civil, Ambiental e Sanitarista. Doutor em Administração Empresarial e Comércio Internacional pela Universidade de Extremadura - Espanha. Tem mais de 25 anos de experiência em Engenharia, Administração, Economia, Meio Ambiente e Resíduos Sólidos. É docente titular e pesquisador no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Brasil.

FRANCISCO CARLOS LIRA PESSOA

Engenheiro sanitarista e de segurança do trabalho, Mestre em engenharia civil - linha de pesquisa em recursos hídricos, Doutor em recursos naturais da Amazônia. Professor da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Pará - FAESA/UFPA e da Pós-Graduação em Engenharia Civil - PPGEC

FREDERICO BRAIDA

Frederico Braida possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005). É mestre (2007), doutor (2012) e pós-doutor (desde 2015) em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É mestre em Urbanismo pelo PROURB, FAU, UFRJ (2008).

GABRIEL LUIS BONORA VIDRIH FERREIRA

Professor da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Doutor em Direito Ambiental pela PUC-SP. Mestre em Direito Ambiental pela UEA. Líder do Grupo de Pesquisa "Legislação, gestão ambiental e desenvolvimento sustentável" cadastrado no CNPq.

GEISE BRIZOTTI PASQUOTTO

Doutora em planejamento urbano e regional pela USP, mestre na área de arquitetura e construção pela Unicamp e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Unesp. Professora universitária e pesquisadora na área de planejamento estratégico, teoria do urbanismo e técnica de análise territorial.

GLAUCO DE PAULA COCOZZA

Professor Adjunto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia. Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFU). Atua como pesquisador nas áreas de morfologia urbana, projeto do espaço urbano, arquitetura da paisagem e sistemas de espaços livres.

JESNER SERENI ILDEFONSO

Engenheiro civil (FEIS/UNESP). Mestre e Doutor em Engenharia de Transportes (EESC/USP). Professor dos Curso de Engenharia Civil e Mestrado em Engenharia Urbana (UEM), com pesquisas nas áreas de: misturas asfálticas; ligantes asfálticos; resíduos usados como materiais alternativos em pavimentos asfálticos e gerência de pavimentos urbanos.

JOSINÊS BARBOSA RABELO

Professora da Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico com graduação em Serviço Social e mestrado e doutorado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolve estudos e pesquisas nos seguintes temas: democracia, participação, conflitos ambientais, desenvolvimento e meio ambiente e educação ambiental.

JOÃO ADALBERTO CAMPATO JR

Doutor e Mestre em Letras - UNESP. Pós-Doutorados pela USP, UERJ, UNICAMP e UFMS. Editor da Revista Tema. Ex-Docente da UEL. Professor do Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade Brasil. Autor de vários livros e artigos. Interesses: Ecocrítica, Comunicação Ambiental, Educação Ambiental, Mídias e Ecologia.

JULIANA HELOISA PINÊ AMÉRICO PINHEIRO

Graduação em Ciências Biológicas pela UNESP, mestrado em Recursos Hídricos e Tecnologias Ambientais pela UNESP, doutorado em Biologia Aquática pelo CAUNESP e pós-doutorado pela UNESP. Tem experiência nas áreas de Qualidade de água, Ecotoxicologia, Gerenciamento de Recursos Hídricos e Bacia Hidrográficas. Docente e Pesquisadora na Universidade Brasil.

KARIN SCHWABE MENEGUETTI

Professora associada de graduação e pós-graduação e pesquisadora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá (UEM), possui doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP e pós-doutorado pela UFMG. Coordenadora do Mestrado Associado em Arquitetura e Urbanismo UEM-UEL e autora do livro Cidade Jardim, Cidade Sustentável.

MARCELO ZARATE

Doctor arquitecto; Magister Scientiae en Metodología de la Investigación; Especialista en proyectación urbana ambiental; Docente de grado y posgrado, investigador y Dir. Programa URBAM (Urbanismo Ambiental) en la UNL-Sta. Fe; Docente de posgrado en universidades de España, Italia, Brasil, Argentina; Autor de libros publicados en España, Brasil, Italia, Colombia, Argentina.

MARIA AUGUSTA JUSTI PISANI

Arquiteta, licenciada em Construção Civil. Especialista em patrimônio arquitetônico e restauro (FAUUSP) Mestre e Doutora em Engenharia Civil e Urbana (EPUSP) Professora do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Líder grupo de pesquisa Arquitetura e Construção (CNPQ) - Assessora da DRI da Capes

MARTA ENOKIBARA

Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAU-USP. Pós doutorado em História das Ciências e da Saúde na Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ). Arquiteta e Urbanista pela PUC de Campinas. Docente no Programa de Pós-graduação e no Curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAAC-UNESP, Campus de Bauru.

MARTHA MACHADO CAMPOS

Arquiteta Urbanista (UFES, 1988), Doutora (PUC-SP, 2004), Pós-Doutorado (PROURB-UFRJ, 2017). Docente do PPGAU-UFES. Publicações coautoria: Reflexões sobre o urbano no ES (2016); Cidade Prospectiva (2009); Urbanismo no Brasil 1895-1965 (2ed/2005); Centro.com.vitória (2002). Coordenou o Plano de Proteção da Paisagem da Área Central de Vitória (2011).

MAXIMILIANO DOS ANJOS AZAMBUJA

Formado em Engenharia Civil pela UNESP/FEIS (1999), Mestre (2002) e Doutor (2006) em Ciências e Engenharia de Materiais pela USP/EESC. Livre-docência pela UNESP (2016). É professor Adjunto UNESP/FEB. Tem realizado pesquisas financiadas pela FAPESP e CNPq.

RICARDO MIRANDA DOS SANTOS

Graduado em Geografia – FAI (2003). Especialista em Análise de Impactos Ambientais em Ciências da Terra – UEL (2004). Mestre em Geografia – UFMS (2008). Doutorado em Educação, Artes e História da Cultura (2019) e participo do Grupo de Estudo e Pesquisa de Pedagogia Social (GEPEPS) da Universidade Mackenzie.

RODRIGO BARCHI

Doutor em Educação pela Unicamp. Mestre em Educação pela Uniso. Especialista em Educação Ambiental (USP). Geógrafo licenciado (Uniso). Coordenador do Curso de Geografia da Uniso, e coordenador de Geografia do Programa PIBID-CAPES, também na Uniso. É pesquisador na área de Ecologia Política, Educação Ambiental, Filosofia da Educação e Geografia Política.

RONALDO ALBERTO POLLO

Formado em Geografia-Faculdades Integradas de Botucatu-SP (1997); Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável UNINTER/Fatec Internacional (2010); Mestre (2013) e Doutor (2017) em Agronomia/Energia na Agricultura/Faculdade de Ciências Agronômicas/UNESP/Botucatu-SP.

SANDRA MEDINA BENINI

Arquiteta e Urbanista, com Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pós-Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela FAAC/UNESP - Câmpus de Bauru. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da UNIVAG-MT.

WAGNER REZENDE

Doutor em Arquitetura e Urbanismo (2019), com o tema "urbanidade experiencial". Professor dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes da UFG. Temas de interesse: urbanismo do cotidiano, urbanidade, apropriação de espaços públicos, projetos urbanos e urbanismo insurgente.

YARA MANFRIN GARCIA

Graduada em Geografia - Licenciatura (2010) e Bacharelado (2011) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCT) - Campus de Presidente Prudente. Mestre (2014) e Doutora (2017) em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCA) - Campus de Botucatu.
Acessos no Site
1094065
© 2003 Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista - Todos os direitos reservados