Organização > Comissão Científica

Comissão Científica

ANA PAULA BRANCO DO NASCIMENTO

Bióloga (UEM), Doutora em Ecologia Aplicada (USP) e Docente no Mestrado Profissional em Gestão Ambiental na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Linha de pesquisa: Percepção, uso e gestão de espaço verde públicos e privados.

ANDREA HOLZ PFUTZENREUTER

Arquiteta urbanista, doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie/SP (2014), com bolsa PDSE/CAPES na Friedrich-Schiller-Universität em Jena-Alemanha, mestre em Habitação (IPT,2008), especialista em Gerontologia (UFSC, 2010) e em Gestão de Projetos Sociais (SENAC,2006). Atualmente é professora na UFSC-Joinville, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Gestão e Projetos

CARLOS ANDRÉS HERNÁNDEZ ARRIAGADA

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (2012), Pesquisador e Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie no curso de Arquitetura e Urbanismo. Coordenador de Relações Inter-Institucionais e responsável pelo Lab. de Estratégias Projetuais. Temas de atuação: Estratégias Projetuais e Requalificação de Cidades em Zonas Degradadas. Parecerista FAPESP.

CARLOS EDUARDO FORTES GONZALEZ

Professor Titular da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, Departamento de Química & Biologia (Ingresso em 1990). Pós-doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia. Doutor em Educação pela UDE - Universidad de la Empresa, Montevidéu, Uruguai (Reconhecido pela UFRGS - Universidade Federal do RS, Porto Alegre).

CESAR FABIANO FIORITI

Pós-doutorado pela Universidad Politécnica de Valencia - UPV - Espanha - (2009/2010), doutorado - EESC/USP (2007), mestrado - FEIS/UNESP (2002), graduação em Engenharia Civil - Faculdade de Engenharia de São José do Rio Preto (1999). Livre-docente - FCT/UNESP (2016). Atualmente é professor adjunto da FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente.

CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS

Arquiteto e Urbanista - FAU/USU, 1985 Mestre - FAU/UFRJ/PROARQ, 1997 Doutor - FAU/UFRJ/PROURB, 2008 Arquiteto do Departamento Geral de Patrimônio Cultural (DGPC), da SMC do Rio de Janeiro (1986-2006) Conselheiro do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro - CMPC (1986-2006) Professor Associado do CAU da UFRRJ (2006).

DANILA FERNANDA RODRIGUES FRIAS

Possui graduação em Medicina Veterinária, mestrado e doutorado em Medicina Veterinária. Desenvolveu projeto de pós-doutorado na área de sanidade e melhoramento genético animal. Atualmente é professora titular da Universidade Brasil, com experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva e Microbiologia.

DAYANA APARECIDA MARQUES DE OLIVEIRA CRUZ

Graduada, mestre e doutora em geografia pela FCT/UNESP. Possui experiência na área de planejamento urbano e regional. Atualmente trabalha como professora substituta no curso de Geografia na Unesp de Ourinhos.

DENISE REGINA DA COSTA AGUIAR

Doutorado em Educação:Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ PUC-SP (2011). Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ciências Ambientais da Universidade Brasil. Na área de Ciências Ambientais pesquisa conceitos de políticas públicas, práticas curriculares, educação e gestão ambiental em Estados e Municípios.

DOUGLAS ORESTES FRANZEN

Doutor em História. Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Uceff Itapiranga.

EDUARDO ROMERO DE OLIVEIRA

Doutor em Filosofia (USP, 2003), mestre em História Social (USP, 1995) e Bacharel em História (UNICAMP, 1990). Desde 2004, atua como Professor Assistente Doutor na UNESP (campus de Rosana), nos Programas de Pós-Graduação de História (UNESP/FCL, Assis) e de Arquitetura e Urbanismo (UNESP/FAAC, Bauru).

ERICH KELLNER

Engenheiro Civil (1993) pela UFSCar. Doutor em Engenharia Civil: Área de Hidráulica e Saneamento pela EESC/USP (2000). Pós-Doutorado SHS/EESC/USP (2010). Professor da Área de Hidráulica e Saneamento do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

EVANDRO ROBERTO TAGLIAFERRO

Engenheiro Civil, Ambiental e Sanitarista. Doutor em Administração Empresarial e Comércio Internacional pela Universidade de Extremadura - Espanha. Tem mais de 25 anos de experiência em Engenharia, Administração, Economia, Meio Ambiente e Resíduos Sólidos. É docente titular e pesquisador no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Brasil.

FRANCISCO CARLOS LIRA PESSOA

Engenheiro sanitarista e de segurança do trabalho, Mestre em engenharia civil - linha de pesquisa em recursos hídricos, Doutor em recursos naturais da Amazônia. Professor da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Pará - FAESA/UFPA e da Pós-Graduação em Engenharia Civil - PPGEC

FREDERICO BRAIDA

Frederico Braida possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005). É mestre (2007), doutor (2012) e pós-doutor (desde 2015) em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É mestre em Urbanismo pelo PROURB, FAU, UFRJ (2008).

GABRIEL LUIS BONORA VIDRIH FERREIRA

Professor da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Doutor em Direito Ambiental pela PUC-SP. Mestre em Direito Ambiental pela UEA. Líder do Grupo de Pesquisa "Legislação, gestão ambiental e desenvolvimento sustentável" cadastrado no CNPq.

GEISE BRIZOTTI PASQUOTTO

Doutora em planejamento urbano e regional pela USP, mestre na área de arquitetura e construção pela Unicamp e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Unesp. Professora universitária e pesquisadora na área de planejamento estratégico, teoria do urbanismo e técnica de análise territorial.

GLAUCO DE PAULA COCOZZA

Professor Adjunto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia. Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFU). Atua como pesquisador nas áreas de morfologia urbana, projeto do espaço urbano, arquitetura da paisagem e sistemas de espaços livres.

JESNER SERENI ILDEFONSO

Engenheiro civil (FEIS/UNESP). Mestre e Doutor em Engenharia de Transportes (EESC/USP). Professor dos Curso de Engenharia Civil e Mestrado em Engenharia Urbana (UEM), com pesquisas nas áreas de: misturas asfálticas; ligantes asfálticos; resíduos usados como materiais alternativos em pavimentos asfálticos e gerência de pavimentos urbanos.

JOSINÊS BARBOSA RABELO

Professora da Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico com graduação em Serviço Social e mestrado e doutorado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolve estudos e pesquisas nos seguintes temas: democracia, participação, conflitos ambientais, desenvolvimento e meio ambiente e educação ambiental.

JOÃO ADALBERTO CAMPATO JR

Doutor e Mestre em Letras - UNESP. Pós-Doutorados pela USP, UERJ, UNICAMP e UFMS. Editor da Revista Tema. Ex-Docente da UEL. Professor do Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade Brasil. Autor de vários livros e artigos. Interesses: Ecocrítica, Comunicação Ambiental, Educação Ambiental, Mídias e Ecologia.

JULIANA HELOISA PINÊ AMÉRICO PINHEIRO

Graduação em Ciências Biológicas pela UNESP, mestrado em Recursos Hídricos e Tecnologias Ambientais pela UNESP, doutorado em Biologia Aquática pelo CAUNESP e pós-doutorado pela UNESP. Tem experiência nas áreas de Qualidade de água, Ecotoxicologia, Gerenciamento de Recursos Hídricos e Bacia Hidrográficas. Docente e Pesquisadora na Universidade Brasil.

KARIN SCHWABE MENEGUETTI

Professora associada de graduação e pós-graduação e pesquisadora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá (UEM), possui doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP e pós-doutorado pela UFMG. Coordenadora do Mestrado Associado em Arquitetura e Urbanismo UEM-UEL e autora do livro Cidade Jardim, Cidade Sustentável.

MARCELO ZARATE

Doctor arquitecto; Magister Scientiae en Metodología de la Investigación; Especialista en proyectación urbana ambiental; Docente de grado y posgrado, investigador y Dir. Programa URBAM (Urbanismo Ambiental) en la UNL-Sta. Fe; Docente de posgrado en universidades de España, Italia, Brasil, Argentina; Autor de libros publicados en España, Brasil, Italia, Colombia, Argentina.

MARIA AUGUSTA JUSTI PISANI

Arquiteta, licenciada em Construção Civil. Especialista em patrimônio arquitetônico e restauro (FAUUSP) Mestre e Doutora em Engenharia Civil e Urbana (EPUSP) Professora do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Líder grupo de pesquisa Arquitetura e Construção (CNPQ) - Assessora da DRI da Capes

MARTA ENOKIBARA

Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAU-USP. Pós doutorado em História das Ciências e da Saúde na Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ). Arquiteta e Urbanista pela PUC de Campinas. Docente no Programa de Pós-graduação e no Curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAAC-UNESP, Campus de Bauru.

MARTHA MACHADO CAMPOS

Arquiteta Urbanista (UFES, 1988), Doutora (PUC-SP, 2004), Pós-Doutorado (PROURB-UFRJ, 2017). Docente do PPGAU-UFES. Publicações coautoria: Reflexões sobre o urbano no ES (2016); Cidade Prospectiva (2009); Urbanismo no Brasil 1895-1965 (2ed/2005); Centro.com.vitória (2002). Coordenou o Plano de Proteção da Paisagem da Área Central de Vitória (2011).

MAXIMILIANO DOS ANJOS AZAMBUJA

Formado em Engenharia Civil pela UNESP/FEIS (1999), Mestre (2002) e Doutor (2006) em Ciências e Engenharia de Materiais pela USP/EESC. Livre-docência pela UNESP (2016). É professor Adjunto UNESP/FEB. Tem realizado pesquisas financiadas pela FAPESP e CNPq.

RICARDO MIRANDA DOS SANTOS

Graduado em Geografia – FAI (2003). Especialista em Análise de Impactos Ambientais em Ciências da Terra – UEL (2004). Mestre em Geografia – UFMS (2008). Doutorado em Educação, Artes e História da Cultura (2019) e participo do Grupo de Estudo e Pesquisa de Pedagogia Social (GEPEPS) da Universidade Mackenzie.

RODRIGO BARCHI

Doutor em Educação pela Unicamp. Mestre em Educação pela Uniso. Especialista em Educação Ambiental (USP) e em Gestão da Educação Pública pela Unifesp. Geógrafo licenciado (Uniso) e Pedagogo Licenciado (Unicid). Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Ibirapuera.

RONALDO ALBERTO POLLO

Formado em Geografia-Faculdades Integradas de Botucatu-SP (1997); Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável UNINTER/Fatec Internacional (2010); Mestre (2013) e Doutor (2017) em Agronomia/Energia na Agricultura/Faculdade de Ciências Agronômicas/UNESP/Botucatu-SP.

SANDRA MEDINA BENINI

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Graduação em Direito, Graduação em Geografia, Mestrado em Geografia pela FCT/UNESP, Doutorado em Geografia pela FCT/CUNESP, Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pós-doutorado Arquitetura e Urbanismo pela FAAC/UNESP.

WAGNER REZENDE

Doutor em Arquitetura e Urbanismo (2019), com o tema "urbanidade experiencial". Professor dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes da UFG. Temas de interesse: urbanismo do cotidiano, urbanidade, apropriação de espaços públicos, projetos urbanos e urbanismo insurgente.

YARA MANFRIN GARCIA

Graduada em Geografia - Licenciatura (2010) e Bacharelado (2011) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCT) - Campus de Presidente Prudente. Mestre (2014) e Doutora (2017) em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCA) - Campus de Botucatu.
Acessos no Site
1123180
© 2003 Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista - Todos os direitos reservados