Apresentação > Palestras Online

 

 

 

Contribuição para o Evento

 

  Assistir a fala

 

 

Raul Borges Guimarães

 

Licenciado em Geografia e Geógrafo graduado pela PUC de São Paulo (1985), mestre (1994) e doutor (2000) em Geografia Humana pela USP, com pós-doutorado no Laboratório de Planejamento Urbano e Cidades Saudáveis da Universidade do Oeste da Inglaterra (UWE), Reino Unido (2001). É bolsista produtividade do CNPq, nível 2, com atuação principalmente nos seguintes temas da Geografia da Saúde e Geografia Urbana: exclusão social, política pública e cartografia temática.

 

 

 

 

Palestras

 

 

Biogeografia, fluxos de energia e matéria, e ideologia na relação sociedade/natureza.

 

  Assistir a palestra

 

 

José Mariano Caccia Gouveia

 

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1988), graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é conselheiro - Parque Estadual do Aguapei e professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Biogeografia, atuando principalmente nos seguintes temas: biogeografia, planejamento ambiental, analise ambiental, geografia e análise ambiental. Coordena o Grupo de Estudos denominado Biogeografia para a Conservação -  Centro de Análises das Transformações Ambientais por Indução Antrópica BC-CATAIA), que desenvolve pesquisas teóricas e aplicadas voltadas para o diagnóstico, prognóstico, intervenção, manejo e monitoramento de projetos destinados à restauração ecológica de áreas degradadas.

 

 

 

 

Biogeografia, Paisagem e Gestão Ambiental

 

  Assistir a palestra

 

 

Edson Vicente da Silva

 

Graduação em Geografia - Bacharelado e Licenciatura. pela Universidade Estadual do Ceará (1981), mestrado em Planejamento Rural em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza (1987), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Rio Claro São Paulo (1993), pós-doutor em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2006) e pós-doutor em Planejamento e Geoecologia da Paisagem pela Faculdade de Geografia, Universidade de Havana-Cuba (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará (1997), tirocínio docente da Universidade Federal da Bahia e professor dos Doutorados e Mestrados em Geografia e de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Universidade Federal do Ceará . Tem experiência na área de Geoecologia da Paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, educação ambiental, litoral, análise geoambiental, recursos hídricos e desenvolvimento sustentável.

 

 

 

 

Biogeografia e Geografia da Saúde: estudo de Caso

 

 

  Assistir a palestra

 

 

 

Martha Priscila Bezerra Pereira

 

Docente do curso de Geografia da UFCG - campus Campina Grande. Bacharel em Geografia pela UFPB, Mestre em Geografia pela UFPE e Doutora em Geografia pela UNESP- campus Presidente Prudente. Tem experiência na área de análise de paisagens que interferem no processo saúde-doença humana, avaliação de políticas públicas com ênfase nos níveis de competências e habilidades desenvolvidas por trabalhadores da ESF e VAS e Metodologia da Pesquisa. Líder do grupo de Pesquisa PRÓ-SAÚDE GEO, e integrante, como pesquisadora, do GIDS-UFCG e do Observatório de Geografia da Saúde (UNESP-PP).

 

 

 

Técnicas Biogeográficas aplicadas à Análise do Pantanal Sul-mato-grossense

 

  Assistir a palestra

 

 

Mauro Henrique Soares da Silva

 

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena e Ou Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004) é mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007) e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da UNESP, Campus de Presidente Prudente (2012), com estágio de doutorado na Universade de Coimbra (2011). Foi professor contratado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e professor da rede estadual de educação do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul. Atuou também como professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional na Universidade Anhanguera-UNIDERP em Campo Grande - MS, onde Coordenou o Laboratório de Geoprocessamento. Atualmente é Professor Adjunto no Curso de Geografia, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas - MS, além de atuar no Programa de Pós-Graduação em Geografia (Nível Mestrado) na mesma instituição. Tem experiência na área de geografia física com ênfase na Análise Integrada da Paisagem, Biogeografia, Climatologia e Geotecnologias.

 

 

 

A abordagem geossistêmica nos estudos sociedade - natureza

 

 

  Assistir a palestra

 

 

Carlos Eduardo das Neves

 

Professor de Geografia do Instituto Federal (Corumbá). Doutorado em Geografia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Campus de Presidente Prudente), onde atuou no grupo de pesquisa GADIS, com apoio financeiro da FAPESP (2016-2019). É mestre em Geografia da Universidade Estadual de Londrina/PR - UEL com bolsa CAPES, onde foi integrante do Laboratório de Pesquisa em Geografia Física e membro do grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq, Interações Socioambientais: dinâmicas e impactos (UEL). Possui bacharel (2012) e licenciatura (2011) plena em Geografia pela instituição supracitada. Foi bolsista de iniciação científica entre 2009 a 2011 (Fundação Auraucária e CNPq). Foi estagiário do Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR entre 2012 e 2013 com bolsa modalidade ATP/A cedida pelo CNPq, onde participou do grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq, "Grupo de pesquisa em Economia Rural (ASE)". Foi colaborador e bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET - MECSESu, entre 2011 e 2012. Foi membro da equipe editorial da Revista Formação (Online) (2016-2020) e Geografia (Londrina) (2014-2015). É membro do comitê avaliador das Revistas Geografia (Londrina), Geoingá (UEM-Maringá), Caderno Prudentino de Geografia, Terra Livre (AGB), Caderno de Geografia (PUC Minas), GeoAtos e membro do conselho editorial da Editora ANAP (Tupã). Realiza pesquisas na área da Geografia Física com as temáticas: Geossistema, Paisagem, Ambiente, Epistemologia da Geografia Física e Teoria e Método da Geografia Física e relação Sociedade e Natureza, visando o ensino dialógico e horizontal e a pesquisa em Geografia

 

 

 

 

Biogeografia e saúde: interpretações geográficas, paisagens e os revérberos na avifauna

 

  Assistir a palestra

 

 

Marcelo Tenório Crepaldi

 

Doutorando em Geografia pelo programa de Pós Graduação em Geografia - Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP) (Conceito CAPES 7) neste bolsista CAPES e membro do Laboratório de Biogeografia e Geografia da Saúde (BIOGEOS/FCT-UNESP). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia - PGE/UEM da Universidade Estadual de Maringá (2014) (Conceito CAPES 5) neste também sendo bolsista CAPES. Formado em Geografia (bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (2011), onde participu como pesquisador principal de projeto de iniciação científica, tendo como agência de fomento do mesmo a CNPq. Possui experiência nas seguintes áreas: Geografia Física e Humana. Temas: Geopolítica, modelos de desenvolvimento socioeconômicos, Geografia Urbana Desenvolvimento Sustentável. Análise de Paisagem, Fragmentação da Paisagem, Biogeografia, Zoogeografia, Geografia da Saúde, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Biogeografia, Zoogeografia, Geografia da Saúde, Fauna avícola urbana e silvestre, Saúde pública, Saúde coletiva, Epidemiologia e Mapeamento.

 

 

 

 

Áreas Protegidas, Fragmentação e Conexões na Paisagem da Ilha de Santa Catarina: Um olhar sobre as Ucs

 

  Assistir a palestra

 

 

Talita Laura Góes

 

Doutoranda em geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Mestre em Geografia (2015) na área de Utilização e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel e licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012).Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2005 Pesquisadora do Grupo de Pesquisa ANÁLISE E MONITORAMENTO DOS IMPACTOS, FRAGMENTAÇÃO E A CONECTIVIDADE, NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA ILHA DE SANTA CATARINA, BRASIL. (UFSC) vinculada ao Observatório de Áreas Protegidas - UFSC. Atualmente é professora de geografia na rede municipal de educação de Florianópolis e estudante de agrimensura no Instituto Federal de Santa Catarina. É conselheira da Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé e do Parque Municipal Lagoa do Peri.Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Biogeografia e Ciências Ambientais atuando principalmente com Unidades de Conservação, Ecologia da Paisagem e Educação Ambiental. 

 

Acessos no Site
1386796
© 2003 Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista - Todos os direitos reservados