Apresentação > Palestra Online

 

Construindo novos modelos de propriedade: o caso do fundo FICA

 

 

Prof. Dr. Renato Cymbalista

 

Professor Livre-docente pelo Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP. Professor titular do Programa de Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da UNINOVE. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2006). Livre-Docente pelo Departamrnto de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP. Coordenador do núcleo de urbanismo do Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais (2003-2008). Pesquisador de Pós doutorado do IFCH-UNICAMP, no projeto temático "Dimensões do Império Português" (2008-2010). Parecerista ad hoc FAPESP. Editor Adjunto da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (2010-2012). Presidente do Instituto Pólis (desde 2012). Integra o Conselho Administrativo da Casa do Povo (desde 2014) Associado do Instituto Goehte (desde 2016). Integra o Laboratório para Outros Urbanismos (FAU-USP). Coordenador do grupo de pesquisa "Lugares de Memória e Consciência" (USP-CNPq).

 

 

 

Mudanças climáticas e a pandemia do COVID: intempéries e emergências globais

 

 

Profa Dra. Tatiana Tucunduva Philippi Cortese

 

Pesquisadora de Pós Doc da USP, no Instituto de Estudos Avançados, Programa Cidades Globais. Doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Mestre em Saúde Pública pela USP. Especialista em Direito Ambiental pela Faculdade de Direito e Faculdade de Saúde Pública da USP. Graduada em Direito pela UniFMU. Professora da UNINOVE do Mestrado Acadêmico em Cidades Inteligentes e Sustentáveis - PPGCIS. Professora da FGVLAW. Autora dos livros "Cidades Inteligentes e Sustentáveis" e "Mudanças Climáticas: do global ao local". Pesquisa nas áreas de Cidades Inteligentes e Sustentáveis; Planejamento Urbano e Regional; Direito Ambiental; Mudanças Climáticas. Post Doc Researcher at the Institute of Advanced Studies - Global Cities Program. PhD in Sciences from the Faculty of Public Health of University of São Paulo. Master in Public Health from USP. Specialist in Environmental Law from the Faculty of Law and Faculty of Public Health of USP. Graduated in Law from UniFMU. Professor of UNINOVE of the Graduate Program in Smart and Sustainable Cities - PPGCIS. Professor of FGVLAW. Author of the books "Smart and Sustainable Cities"; and "Climate Change: from global to local". Research in the areas of Smart and Sustainable Cities; Urban and Regional Planning; Environmental Law; Sustainability Management, Climate Change.

 

 

 

 

Intercessão Arquitetura e Saúde e as múltiplas vozes na composição dos territórios habitacionais.

 

 

Profa. Dra. Mirela Pilon Pessatti

 

Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Universidade Presbiteriana Mackenzie (1996), Especialização - MBA - em Gestão e Economia da Saúde - Unifesp (2003), Mestrado - em Saúde Coletiva - Faculdade de Ciências Médica - FCM/UNICAMP (2008) e Doutorado -em Arquitetura, Tecnologia e Cidade - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - FEC/UNICAMP (2015). Atualmente é docente na Universidade São Francisco USF/Campinas, SP, no Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e orientadora de Iniciação Científica no eixo de pesquisa Territórios Habitacionais, Saúde e Sustentabilidade. É proprietária da PILON ARQUITETURA desde 1998, onde desenvolve projetos especializados na área da arquitetura para a Saúde. Realizou consultoria técnica para diversas áreas no Ministério da Saúde desde 2004, em especial na Política Nacional de Humanização para a Atenção e Gestão do SUS para o tema da Ambiência na Saúde, onde apoiou a implementação da política em âmbito nacional, produção materiais técnicos (cadernos, manuais, cartilhas) e coordenação de cursos.

 

 

 

Mobilidade Urbana: uma contribuição tecnológica na redução de congestionamentos da frota circulante no centro expandido da cidade de São Paulo.

 

 

Prof. Dr. Luiz Vicente Figueira de Mello Filho

 

Coordenador do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus Campinas, desde 2015. Iniciou a docência em 2011 na Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus Higienópolis. Experiência de dez anos em indústria multinacional do setor Automotivo nas áreas de Engenharia de Produto, Suporte Técnico, Serviços Pós Venda e Engenharia Experimental e cinco anos de experiência profissional na empresa pioneira na inspeção veicular ambiental na cidade de São Paulo, responsável técnico com foco em padronização e gerenciamento de unidades produtivas de serviços. É doutor em Engenharia Elétrica no Departamento de Comunicação - DECOM - FEEC da Unicamp (2020), mestre em Engenharia Automotiva pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2009), pós graduado em Comunicação e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero (2005), possui graduação em Administração de Empresas (2002) e em Engenharia Mecânica (1999), ambas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

 

 

Reflexões sobre a história local e a atuação do arquiteto e urbanista na cidade contemporânea.

 

 

Profa. Dra.Taiana Car Vidotto

 

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Paulista (UNIP) de Campinas (2006). Concluiu mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura Tecnologia e Cidade da UNICAMP (2014 e 2020) na Linha de Pesquisa de Arquitetura: fundamentos, tecnologia e projeto na temática de História da arquitetura e preservação arquitetônica, cujas pesquisas desenvolvidas se referem ao histórico do ensino, formação e atuação profissional dos arquitetos e urbanistas no Brasil, sobretudo a atuação desses profissionais em suas instituições representativas no Estado de São Paulo. Atua como professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Facens, em Sorocaba.

 

 

 

 

Cidades Inteligentes e Sustentáveis

 

 

Prof. Dr. Wilson Levy

 

Advogado. Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio de pós-doutoramento em Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-doutorando em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia e Teoria Geral do Direito, Direito Constitucional, Direito Urbanístico e Direito Ambiental. Professor convidado na Universidade de São Paulo, na Universidade Federal de Goiás, na Escola Paulista da Magistratura e na Escola Paulista de Direito (EPD), nas Faculdades de Campinas (FACAMP) e na Damásio Educacional. Membro do Núcleo de Estudos de Direito Urbanístico da Escola Paulista da Magistratura. Membro efetivo da Comissão de Direito Urbanístico da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de São Paulo (OABSP), de 2016 a 2019. Associado do GT Filosofia e Direito da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Diretor do programa de pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da UNINOVE. Membro do Núcleo de Estudos Urbanos da Associação Comercial de São Paulo. Membro da Comissão do 12º Concurso Público de Provas e Títulos de Outorga de Delegações de Notas e Registros do Estado de São Paulo, representando a Ordem dos Advogados do Brasil - seção de São Paulo.

 

 

 

 

A produção do espaço urbano na cidade de Campinas através dos projetos de loteamentos: 2000-2017.

 

 

Ms. Márcio Rodrigo Barbutti

 

Mestre em Urbanismo pela PUCCAMP, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UNIP e em Geografia pela UNICAMP. Atua na Prefeitura Municipal de Campinas na área de Planejamento Urbano junto a Secretaria de Planejamento e Urbanismo, coordenando a Comissão do Estudo de Impacto de Vizinhança - EIV, é conselheiro titular da Equipe Executiva do Conselho de Municipal de Desenvolvimento Urbano - CMDU de Campinas, participou como membro da equipe técnica de revisão e elaboração da Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo - LPOUS de Campinas e foi colaborador da equipe de revisão do Plano Diretor Estratégico de Campinas.

 

 

 

 

Projetos experimentais de aplicação do urbanismo tático nas envoltórias das estações intermodais de São Paulo.

 

 

Ms. Tarsila Miyazato

 

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ UNESP (2007). Mestre em Arquitetura e Urbanismo, na área de Tecnologia da Arquitetura, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo/ USP (2012) e especializada no MBA em Gestão Estratégica de Pessoas (2017) pela Universidade Cruzeiro do Sul - Unicsul. Desde 2013 trabalha na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM e leciona na Unicsul no curso de arquitetura e urbanismo.

 

 

 

 

Acessos no Site
1380037
© 2003 Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista - Todos os direitos reservados