Apresentação > Palestra Online

Cronograma Cidades + Resilientes

 

 

28 | out - QUA
 
 
9h30 | Abertura

 

Coordenação do PPGEU

 

 

 

10h30 | Palestra de Abertura

 

Cidades e o Isolamento Social

 

 

Paulo Hilário Nascimento Saldiva - Faculdade de Saúde Pública (USP)

 

Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1977, doutorado em 1983, Livre-Docente em 1986 e Professor Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1996. Concentra atividades de Pesquisa nas áreas de Anatomia Patológica, Fisiopatologia Pulmonar, Doenças Respiratórias e Saúde Ambiental, Ecologia Aplicada, Cidades e SaúdeHumana, Humanidades e Antropologia Médica. Ciclista e gaitista. Diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP desde abril de 2016.

 

 

 

29 | out - QUI

 

9h30 | Palestra

 

Cidades Inovadoras

 

 

Prof. Nabil Georges Bonduki (FAAU/USP)

 

Arquiteto e urbanista, formado pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado (1987) e doutorado (1995) em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo e Livre-Docente em 2011. Professor Titular de Planejamento Urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Tem 13 livros publicados, entre os quais Origens da Habitação Social no Brasil (Estação Liberdade, 1998), atualmente na 7a edição e Pioneiros da Habitação Social, em três volumes, que recebeu o Prêmio Jabuti em 2015. Seu livro mais recente é A luta pela Reforma Urbana no Brasil (2018). Tem centenas de artigos publicados em livros, periódicos e veículos de comunicação social. Foi colunista da Carta Capital (2010-8). Foi Superintendente de Habitação Popular do município de São Paulo (1989-1992)

É conselheiro e Coordenador da Comissão de Política Urbana, Ambiental e Territorial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), Coordenador do Conselho Consultivo do Instituto Casa da Cidade e membro do Conselho Administrativo da Fundação Perseu Abramo.

 

 

 

10h30 | Palestra

 

Mobilidade Urbana Sustentável

 

 

Antônio Nélson Rodrigues da Silva (EESC/USP)

 

Pesquisador na área de mobilidade com foco em sustentabilidade, é Professor Titular da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), onde atua desde 1990. Teve sua formação básica no Rio de Janeiro, cidade onde iniciou sua carreira profissional em 1980, como técnico de nível médio da Secretaria Municipal de Obras. Graduou-se em Arquitetura em 1984 e obteve os títulos de Mestre e Doutor em Engenharia de Transportes, respectivamente, em 1990 e 1993. Realizou diversas atividades no exterior, incluindo estágios de pós-doutorado na Universidade de Eindhoven, na Holanda (em 1996), e na Universidade do Minho, em Portugal (em 2002). Além de publicar de forma intensa em revistas e congressos nacionais e internacionais e de ter um número expressivo de orientações acadêmicas concluídas, tem forte atuação também no campo administrativo. Sem deixar de atuar como docente e pesquisador, chegou a ser Vice-Prefeito do campus de São Carlos da USP e Vice-Diretor da EESC, onde atualmente exerce as funções de presidente da Comissão de Pesquisa e Vice-Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes.

 

 

 

 

30 | out - SEX

 

9h30 | Palestra

 

Geotecnologias e Investigação Geotécnica das Cidades 

 

 

Prof. Francisco Manoel Wohnrath Tognoli (UNISINOS - RS)

 

Geólogo formado pela UNESP (2000), com mestrado e doutorado em Geologia Regional. Trabalhou no Convênio UFS-Petrobras entre 2004 e 2008, com interpretação de perfis de poços e modelagem de sistemas deposicionais. Desde 2009 integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Geologia da UNISINOS, onde atua como professor e pesquisador. Desenvolve pesquisa em interpretação geológica e quantificação em modelos digitais de afloramentos

 

 

 

10h30 | Palestra 

 

Gestão e Tecnologias Aplicadas aos Sistemas de Saneamento

 

 

Jozrael Henriques Rezende (FATEC Jahu)

 

É Engenheiro agrônomo (ESALQ/USP, 1987); especialista em Gestão de Recursos Hídricos (Universidade Federal de Viçosa, 1999); mestre em Engenharia Naval e Oceânica (POLI/USP, 2003) e doutor em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCar, 2009). Docente e pesquisador da Fatec Jahu desde agosto de 1994, atualmente é também Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré (biênio 2019-2021). Atua nas seguintes áreas: manejo de bacias hidrográficas rurais e urbanas, planejamento e gestão ambiental, recuperação de áreas degradadas, restauração ecológica, revitalização de rios, silvicultura urbana, sistemas  florestais multifuncionais e sustentabilidade

 

 

 

Encerramento

 

Grupo Organizador

 


 

Acessos no Site
1272946
© 2003 Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista - Todos os direitos reservados