Organização > Comissão Científica

Comissão Científica

ADRIANA ANTUNES LOPES

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UNESP - Bauru, mestrado e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela EESC/USP. Tem experiência na área de Saneamento Ambiental, com ênfase em Resíduos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de resíduos sólidos, monitoramento de aterros sanitários, impactos ambientais e planejamento ambiental.

ALEX UBIRATAN GOOSSENS PELOGGIA

Geólogo, Doutor em Ciências, Psicanalista, Artista Plástico. Pós-graduado em Educação, Política e Relações Internacionais, Arqueologia e Educação Artística.

ANGELO MARCOS VIEIRA DE ARRUDA

Arquiteto e Urbanista, poeta e compositor, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1979). Mestrado em Arquitetura-PROPAR, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010). Possui 12 livros publicados

ANTONIO CARLOS PRIE DEVIDE

Doutorado em Fititecnia, Agroecologia (UFRRJ, 2015), especialista em Gestão ambiental de sistemas agrícolas (UFLA, 2004), pesquisador da Agencia Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. Ênfase em sistemas agroflorestais, agricultura familiar, conservação do solo e restauração ecológica.

ANTÔNIO CLEBER GONÇALVES TIBIRIÇÁ

Engº Civil; Engº de Segurança do Trabalho; Mestre em Engª de Produção; Doutor em Engenharia; Prof. do Dep. de Arquitetura e Urbanismo / UFV; Có-Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias em Arquitetura, Urbanismo e Meio Ambiente

ARMANDO CARLOS DE PINA FILHO

Graduado em Engenharia Mecânica (1995) pelo CEFET/RJ, possui Mestrado (2001), Doutorado (2005) e Pós-Doutorado (2006/2007) na COPPE/UFRJ. Atualmente é Professor da Escola Politécnica da UFRJ, docente permanente e Coordenador do Programa de Engenharia Urbana da UFRJ. Trabalha em pesquisas sobre métodos e técnicas aplicados à Engenharia Urbana. CV: http://lattes.cnpq.br/4389013951914878.

BERNARDO ARANTES DO NASCIMENTO TEIXEIRA

Engenheiro Civil (UFMG), Mestre e Doutor em Hidráulica e Saneamento (EESC/USP), Professor Titular do DECiv/UFSCar, atuando nas áreas de Tratamento de Águas para Abastecimento, Gestão de Resíduos Sólidos, Gestão de Recursos Hídricos, Sustentabilidade Urbana e Regional.

CLÁUDIO ROBERT PIERINI

Professor Universitário e Doutor em Engenharia Urbana pela UFSCar, Mestre em Ciências pelo programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo IAU/USP São Carlos (2014), Bacharel em Administração, com habilitação em Administração Pública, pela Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2011).

CRISTIANE BUENO

CÁTIA ARAUJO FARIAS

Engenheira Agrimensora, Mestre e Doutora em Solos e Nutrição de Plantas, pela UFV; pós doutora em Recursos Hídricos, pela EESC-USP; assessora pedagógica da DEaD e coordenadora de projeto de pesquisa integrado do Unifeso; professora colaboradora no curso de engenharia civil da FEAP.

DANIEL JADYR LEITE COSTA

Possui graduação em Eng. Ambiental e doutorado em Hidráulica e Saneamento pela EESC-USP. Atualmente é professor da UFSCar, Dpto de Eng. Civil e atua principalmente nos seguintes temas: recursos hídricos, qualidade de águas, hidrodinâmica de escoamentos em rios e reatores, técnicas de tratamento de águas de abastecimento e residuárias, hidrometria.

DAVI G F CUNHA

Graduado em Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (2008), e Doutor em Ciências (Programa de Hidráulica e Saneamento) pela mesma instituição (2012).

DENISE BALESTRERO MENEZES

Geóloga pela Unesp Rio Claro, mestrado Ciências da Engenharia Ambiental (USP) e doutorado Geociências e Meio Ambiente (UNESP). Desde 2013 é professora da UFSCar, no DECivi, na área de Geologia de Engenharia e Ambiental. Desde 2017 atuando PPGEU.

DIEGO FERNANDES NERIS

Engenheiro Civil pela UFPR (2011), mestrado (2014) e doutorado (2018) em Engenharia de Transportes pela EESC/USP. Professor Adjunto na UFPR, vice-coordenador do curso de Pós-Graduação em Planejamento e Infraestrutura de Sistemas de Transportes (UFPR) e membro do Grupo de Pesquisa em Planejamento e Políticas Urbanas e Regionais (UFPR).

DOUGLAS BARRETO

Conhecimento em cidades inteligentes, energias alternativas, Iot nas Edificações, Aproveitamento de águas pluviais e reúso de águas. Sistemas alternativos de drenagem e saneamento. Reabilitação de sítios históricos.

EDUARDO GOULART COLLARES

Possui graduação em Engenharia Geológica pela UFOP (1990), mestrado em Geotecnia pela USP (1994) e doutorado em Geotecnia pela USP (2000). Tem experiência na área de geotecnia e meio ambiente, com ênfase em mapeamento geotécnico e geoambiental, disposição de resíduos sólidos, solos tropicais e erodibilidade.

EDUARDO MEIRELES

Doutor e Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos. pós-doutor no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP.Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais /UEMG membro permanente do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente

ELZA LULI MIYASAKA

Arquiteta e urbanista pelo CUBM, mestre pela EESC-USP e Doutora pelo IAU- USP, docente DeCiv - UFSCar na área de Representação Gráfica, Bolsista CAPES no Programa Sanduíche - Itália 2015/2016, Pesquisa processos de produção de superfícies complexas com ênfase tecnologias industriais avançadas.

ERICH KELLNER

Engenheiro Civil (1993) pela UFSCar. Doutor em Engenharia Civil: Área de Hidráulica e Saneamento pela EESC/USP (2000). Pós-Doutorado SHS/EESC/USP (2010). Professor da Área de Hidráulica e Saneamento do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

FERNANDO HIDEKI HIROSUE

FRANCIS MASSASHI KAKUDA

Mestrado em Geotecnia, Doutorado em Transporte. Professor da UFSCar-Deciv

FÁBIO LUCIANO :VIOLIN

Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (UNIDERP). Mestre em Estratégias e Organizações (UFPR). Professor e coordenador do curso de Turismo da Universidade Estadual Paulista - UNESP - câmpus de Rosana.

GEISE BRIZOTTI PASQUOTTO

Doutora em planejamento urbano e regional pela USP, mestre na área de arquitetura e construção pela Unicamp e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Unesp. Professora universitária e pesquisadora na área de planejamento estratégico, teoria do urbanismo e técnica de análise territorial.

ISSAO MINAMI

Arquiteto Mestre e Doutor pela FAU USP Palestrante na Universidade de Quioto Japan Parecerista PROCEU USP e FAPESP Parecerista UEL Parecerista UFSC Docente USP e UNIABC Diretor Vogal FUPAM FAUUSP Pesquisador e Vice coordenador Cientifico NUTAUUSP Coordenador Técnico e Cientifico LABIM USP

JAQUELINE APARECIDA BORIA FERNANDEZ

Professora Adjunta do Instituto das Cidades da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Atua em Gestão Ambiental, gestão de Resíduos Sólidos, de Recursos Hídricos e indicadores de sustentabilidade.

JOZRAEL HENRIQUES REZENDE

Engenheiro agrônomo (ESALQ/USP, 1987); especialista em Gestão de Recursos Hídricos (Universidade Federal de Viçosa, 1999); mestre em Engenharia Naval e Oceânica (POLI/USP, 2003) e doutor em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCar, 2009). Docente e pesquisador da Fatec Jahu desde agosto de 1994, atualmente é também Presidente do CBHTJ ( 2019-2021)

JULIANA HELOISA PINÊ AMÉRICO PINHEIRO

Graduação em Ciências Biológicas pela UNESP, mestrado em Recursos Hídricos e Tecnologias Ambientais pela UNESP, doutorado em Biologia Aquática pelo CAUNESP e pós-doutorado pela UNESP. Tem experiência nas áreas de Qualidade de água, Ecotoxicologia, Gerenciamento de Recursos Hídricos e Bacia Hidrográficas. Docente e Pesquisadora na Universidade Brasil.

JÚLIA RIGHI DE ALMEIDA

Possui Graduação em Engenharia Civil pela UFJF (2008), Mestrado (2011) e Doutorado (2017) em Geotecnia Ambiental pela COPPE/UFRJ. Atualmente é professora dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental da UFJF ministrando as disciplinas Geologia, Geotecnia Ambiental e Geotecnia de Aterros Sanitários.

KATIA SAKIHAMA VENTURA

Docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana e do Departamento de Engenharia Civil da UFSCar. Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa. Representa UFSCar no Comitê de Bacia Tietê-Jacaré e na Associação de Universidades do Grupo Montevidéu. Atua: resíduos sólidos, segurança da água, ferramentas de gestão e indicadores.

KELLY CRISTINA MAGALHÃES

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Moura Lacerda (1997), mestrado em Engenharia Urbana (2002) e doutorado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual Paulista - e da FIB- Faculdades Integradas de Bauru. (Fonte: Currículo Lattes)

LUCIANA MÁRCIA GONÇALVES

Graduada em Arquitetura e Urbanismo - Universidade de São Paulo EESC/USP (1989), mestrado em Tecnologia do Ambiente Construído - EESC/USP (1995), doutorado em Planejamento Urbano FAUUSP/SP (2005) e Pos-Doutorado em Ciencias Ambientais - UAB Universidade Autônoma de Barcelona (2013/2014). Professora UFSCAR Universidade Federal de São Carlos

MARCELO AUGUSTO AMANCIO

Graduado em Engenharia Civil pela (UNIP), Mestrado em Engenharia Urbana (UFSCAR) e Doutorado em Engenharia Civil (UNICAMP), líder do Grupo de Pesquisa, GEMUR (Grupo de Estudos de Mobilidade Urbana), junto a Unip e Avaliador de Cursos (INEP/MEC).

MARCELO FIGUEIREDO MASSULO AGUIAR

Engenheiro Civil (UFPA, 2002), Mestre em Engenharia Civil - planejamento de transportes (EESC/USP, 2005), Doutor em Ciências - infraestrutura de transportes (EESC/USP, 2019). Professor Adjunto III da Universidade Federal do Pará.

MARIELI LUKIANTCHUKI

REINALDO LORANDI

Geólogo (UNESP, Rio Claro, SP); docente aposentado do Departamento de Engenharia Civil (UFSCar); desenvolve pesquisas em Geologia de Engenharia e Ambiental.

RENATA MORANDI LÓRA

Possui graduação e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela UFES e doutorado em Arquitetura e Urbanismo, área de concentração Planejamento Urbano e Regional, pela USP. Atuou como docente do curso de Arquitetura e Urbanismo na UFES, na Faculdade Católica Salesiana e na Faculdade Brasileira de Vitória.

ROCHELE AMORIM RIBEIRO

Professora no Departamento de Engenharia Civil e do programa de pós graduação em Engenharia Urbana da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS e doutorado em Engenharia de Transportes pela USP-SC,

RODRIGO BARCHI

Doutor em Educação pela Unicamp. Mestre em Educação pela Uniso. Especialista em Educação Ambiental (USP) e em Gestão da Educação Pública pela Unifesp. Geógrafo licenciado (Uniso) e Pedagogo Licenciado (Unicid). Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Ibirapuera.

RONALDO NATALINO CICILIATO

Doutorado - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCT), Campus de Presidente Prudente - Área de concentração - Produção do Espaço Geográfico. Mestrado em Geografia Área de Concentração Dinâmica Espaço Ambiental (2010)- UEL-CCE- Graduação Geografia pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE (1989).

SANDRA MEDINA BENINI

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Graduação em Direito, Graduação em Geografia, Mestrado em Geografia pela FCT/UNESP, Doutorado em Geografia pela FCT/CUNESP, Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pós-doutorado Arquitetura e Urbanismo pela FAAC/UNESP.

SÉRGIO LUIZ GARAVELLI

Professor universitário e pesquisador multidisciplinar em Engenharia Acústica e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: mapas de ruídos, ruídos ambientais, conforto acústico, com interface com a Engenharia, Arquitetura e Ciências da Vida. Consultor na área de Engenharia Acústica Ambiental. Avaliador Institucional e de Cursos pelo INEP, desde 2006

TERESINHA DE JEUS BONUCCELLI

Professor Associado Departamento Engenharia Civil da UFSCar

THAIS DE CASSIA MARTINELLI GUERREIRO

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos (2004), mestrado em Engenharia de Transportes e doutorado em Ciência, ambos pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo. É professora adjunta do Departamento de Engenharia Civil da UFSCar.

TIAGO AUGUSTO DA CUNHA

Arquiteto e Urbanista pelo IAU-USP. Especialista em Geoprocessamento pela UFSCAR. Mestre e Doutor em Demografia pelo IFCH-UNICAMP. Pós-doutor pelo Centro de Estudos Demográficos da Universidade Autônoma de Barcelona. Professor do curso de graduação e do programa de pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa.

YARA MANFRIN GARCIA

Graduada em Geografia - Licenciatura (2010) e Bacharelado (2011) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCT) -Campus Presidente Prudente. Mestre (2014), Doutora (2017) e Pós-doutorado (2019) em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCA) - Campus Botucatu.

ÉRICO MASIERO

Graduado em Arquitetura e Urbanismo UNESP Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental USP Doutor em Engenharia Urbana UFSCar Prof. Adj. Departamento de Engenharia Civil - UFSCar

ÍTALO ALBERTO GATICA RÍSPOLI

Doutor em ciências da engenharia, engenheiro civil, mestrado em edificações, especialista em finanças, experiência em projetos e execução de obras, pesquisador da energia solar e aplicações térmicas nas edificações.

ÍTALO ITAMAR CAIXEIRO STEPHAN

Arquiteto (UFRJ, 1982), Mestre em Urban and Rural Planning - (Dalhousie, 1996) e Doutor em Arquitetura e Urbanismo (USP 2006). Professor Associado IV da UFV. Leciona Projeto, Patrimônio Histórico e Ética na graduação e Planejamento Urbano no PPG.au DAU/UV. Conselheiro do CAU-MG 2013-2020.
Acessos no Site
1272890
© 2003 Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista - Todos os direitos reservados