Apresentação > Palestra Online

Em construção...

 

 

 

A Usina de Itatinga, Bertioga, SP: um olhar para o patrimônio cultural em diferentes escalas

 

 

Profa. Dra. Denise Fernandes Geribello

 

Professora da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD/UFU), doutora em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), mestre em história pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/UNICAMP), arquiteta e urbanista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

 

 

 

As transformações na paisagem urbana da Barra da Tijuca: Do ''Sertão Carioca" a "Miami do Rio"

 

 

Profa. Dra. Geise Brizotti Pasquotto

 

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de São Paulo (USP), mestre na área de Arquitetura e Construção pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Desenvolve pesquisas na área de Teoria do Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, Intervenção Urbana e Técnicas de Análise do Espaço Urbano. Atualmente é professora substituta na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho.

 

 

 

Planejamento Ambiental e Uso do Solo Urbano-Rural: Propostas para Cidades Mais Sustentáveis

 

 

Profa. Dra. Thais Guarda Prado Avancini

 

Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Lavras (2001), Mestre em Agricultura Tropical e Subtropical com ênfase em Gestão de Recursos Agroambientais pelo Instituto Agronômico de Campinas (2005) e Doutora em Engenharia Civil, área de concentração Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Consultora na área Agronômica e Ambiental e docente nos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, no Centro Universitário FACENS. Principais áreas de Atuação: Conservação de Solo e Água, Licenciamento Ambiental e Geoprocessamento.

 

 

 

Compensações Ambientais no Município de São Paulo

 

 

Prof. Dr. Leonardo Loyolla Coelho

 

Pós doutor (2019), Doutor (2015) e Mestre (2008) na área de Paisagem e Ambiente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição (2003). Trabalhou nos escritórios Raul Pereira Arquitetos Associados, MPS Associados e Martha Gavião Paisagismo. Atua desde 2007 como docente, tendo lecionado nas universidades Anhembi Morumbi e São Marcos. Atualmente é professor do Centro Universitário Belas Artes e da Escola da Cidade, lecionando disciplinas de Paisagismo e Urbanismo.

 

 

 

Patrimônio arquitetônico e paisagem no tempo: perspectivas do olhar

 

 

Profa. Dra. Ana Villanueva

 

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela PUCCAMP, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela USP, Doutora em História pela UNICAMP. Bolsa CAPES de Doutorado em Lisboa, Paris e Florença. Ministrou aula no Curso de Pós-Graduação em Urbanismo do ISCTE de Lisboa. Trabalhou na requalificação do centro da cidade de São Paulo como gestora de projetos junto ao BID, em especial com o restauro do Teatro Municipal de São Paulo, a Biblioteca Mário de Andrade e a Casa da Marquesa de Santos. Foi docente no Curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, UNIMEP, UNIP. Coordenou o Curso de Arquitetura e Urbanismo do CEUNSP. Palestrante internacional com destaque para o Museu Histórico de Seoul e Universidade de Sorbonne de Paris. Possui publicações nacionais e internacionais. Coordenou o Setor do Patrimônio Cultural de Campinas e trabalhou como Arquiteta no Museu da Imagem e do Som de Campinas. Recebeu a medalha Antônio da Costa Santos da Câmara Municipal de Campinas. Membro do ICOM - CAMOC (International Council of Museuns. Desenvolve Projetos e Obras de restauro com destaque para a fazenda Atibaia em Sousas.

 

 

 

Patrimônio cultural - Preservação, novas dinâmicas urbanas e identidades

 

 

Profa. Dra. Paula Braga

 

Arquiteta e Urbanista (2005) e Mestre em Urbanismo (2008), pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutora em Arquitetura e Urbanismo (2013) pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo USP, São Carlos. Campo de pesquisa voltado às questões relativas a intervenções urbanas em áreas centrais históricas e seus desdobramentos sobre o território, preservação do patrimônio cultural, material e imaterial e aspectos sociais vinculados. Tem experiência em docência e coordenação de curso de Arquitetura e Urbanismo. Desenvolve pesquisas relacionadas aos temas Paisagem cultural, Preservação do patrimônio, Banalização da paisagem, Intervenções urbanas, Turismo, Dinâmicas urbanas em Áreas Centrais Históricas, considerando suas implicações para a identidade local e a população. Atualmente é coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNISAL - Americana e docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAJ - Jaguariúna. Pesquisadora membro do LEAUC - Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo do IAU-USP.

 

 

Acessos no Site
1330144
© 2003 Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista - Todos os direitos reservados