Organização > Comissão Científica

Comissão Científica

ADILSON COSTA MACEDO

University of São Paulo 1987, FAUUSP, PhD Harvard University 1977, Graduate School of Design, Master of Architecture in Urban Design, MAUD University of São Paulo 1964, FAUUSP, Architect and Urban Planner

ALZILENE FERREIRA DA SILVA:

Doutora em Ciências Sociais: Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (Brasil), Doutora em Sociologia pela Université de Tours, França. Mestre em Ciências Sociais (UFRN). Especialista: Psicologia da Educação. Especialista: Educação Cultura e Memória, graduada: Geografia. Pesquisas compreendem seguintes áreas: cidades, culturas urbanas, patrimônio, paisagem urbana, cinema, educação.

ANA CLÁUDIA BÖER BREIER

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo - UFSM (2002), mestrado em Arquitetura - UFRGS (2005) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo - UnB (2013). Atualmente, é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Farroupilha - Campus Santa Rosa.

ANA PAULA BRANCO DO NASCIMENTO

Bióloga (UEM), Doutora em Ecologia Aplicada (USP) Linha de pesquisa: Percepção, uso e gestão de espaço verde públicos e privados.

ANDRÉA APARECIDA ZACHARIAS

Graduação em Geografia (Bacharel e Licenciatura 1996), Mestrado em Geociências e Meio Ambiente (2001) e Doutorado em Geografia (2006) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Professora do Curso de Graduação em Geografia da UNESP/Ourinhos-SP e Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP/Rio Claro-SP.

ANTONIO BUSNARDO FILHO

Arquiteto e urbanista,Mestre e Doutor em Educação (FE-USP), especialista em arte-Educação (ECA-USP), MBA em Gestão de Ensino Superior (UnG- Guarulhos), professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo (UNIVAG-MT), pesquisador em urbanismo com foco nas questões antropológicas e comportamentais, tendo como objetivo o imaginário urbano.

ANTONIO CARLOS PRIES DEVIDE

Doutorado em Fititecnia, Agroecologia (UFRRJ, 2015), especialista em Gestão ambiental de sistemas agrícolas (UFLA, 2004), pesquisador da Agencia Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. Ênfase em sistemas agroflorestais, agricultura familiar, conservação do solo e restauração ecológica.

ANTONIO MARCOS DOS SANTOS

Doutor em Geografia (UFPE). Professor do curso de Geografia da Universidade de Pernambuco (UPE) campus Petrolina. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Ciências e Tecnologias Ambientais para o Semiárido) - nível mestrado (UPE) e do Programa de Pós-Graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - nível mestrado (UPE)

ANTÔNIO CLEBER GONÇALVES TIBIRIÇÁ

Engº Civil; Engº de Segurança do Trabalho; Mestre em Engª de Produção; Doutor em Engenharia; Prof. do Dep. de Arquitetura e Urbanismo / UFV; Có-Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias em Arquitetura, Urbanismo e Meio Ambiente

ARMANDO CARLOS DE PINA FILHO

Graduado em Engenharia Mecânica (1995) pelo CEFET/RJ, possui Mestrado (2001), Doutorado (2005) e Pós-Doutorado (2006/2007) na COPPE/UFRJ. Atualmente é Professor da Escola Politécnica da UFRJ, docente permanente e Coordenador do Programa de Engenharia Urbana da UFRJ. Trabalha em pesquisas sobre métodos e técnicas aplicados à Engenharia Urbana. CV: http://lattes.cnpq.br/4389013951914878.

BRUNA A. BRANCHI

Docente e pesquisador da PUC- Campinas (SP) . Leciona no Mestrado em Sustentabilidade e no curso de graduação em Ciências Econômicas. Doutor em Economia Política (Universitá degli Studi di Pavia - Itália). Mestre em Economia (University of Wisconsin - Madison (EUA)).

CARLOS EDUARDO FORTES GONZALEZ

Professor Titular da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba. Biólogo. Departamento de Química & Biologia (Ingresso em 1990). Pós-doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia. Doutor em Educação pela UDE - Universidad de la Empresa, Montevidéu, Uruguai (Reconhecido pela UFRGS - Universidade Federal do RS, Porto Alegre).

CESAR AUGUSTO DELLA PIAZZA

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005). Obteve mestrado na Universidade  Metodista  de  Piracicaba  ­  UNIMEP  (2008)  no  Programa  de  Pós­Graduação  em  Engenharia  de  Produção (UNIMEP/PPGEP), na área de Gestão Ambiental e produção. No ano de 2009 se formou em Pós­Graduação Lato Sensu em Metodologia  e  Pesquisa  no  Ensino  Superior  pela  FAC  ­  Faculdades  Anhanguera  Educacional.  Possui  Doutorado (UNIMEP/PPGEP)  concluído  em  2012,   Sou avaliador do  SIMPEP  ­  Simpósio  de  Engenharia  de  Produção  daUNESP­Bauru e do ENEGEP. 

CESAR GUSTAVO DA ROCHA LIMA

CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS

Arquiteto e Urbanista - FAU/USU, 1985 Mestre - FAU/UFRJ/PROARQ, 1997 Doutor - FAU/UFRJ/PROURB, 2008 Arquiteto do Departamento Geral de Patrimônio Cultural (DGPC), da SMC do Rio de Janeiro (1986-2006) Conselheiro do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro - CMPC (1986-2006) Professor Associado do CAU da UFRRJ (2006).

CLEBER FERNANDO MENEGASSO MANSANO

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Camilo Castelo Branco. Mestrado e Doutorado em Aquicultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Pós-doutorado em Ciência e Tecnologia Animal e Aquicultura. Professor Auxiliar na Universidade Brasil. Professor permanente na Pós-Graduação Stricto Sensu de Mestrado em Ciências Ambientais, da Universidade Brasil.

CLÁUDIO ROBERT PIERINI

Professor Universitário e Doutor em Engenharia Urbana pela UFSCar, Mestre em Ciências pelo programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo IAU/USP São Carlos (2014), Bacharel em Administração, com habilitação em Administração Pública, pela Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2011).

CÉLIA REGINA MORETTI MEIRELLES

Engenheira Civil, mestrado e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo na graduação e pós-graduação stricto-sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor e pesquisador em processos construtivos, desenvolvimento sustentável, etc.

DANIEL SANTANA

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC de Campinas, mestrado em Eficiência Energética e Sustentabilidade em Edificações e doutorado em Conservação de Água pela Oxford Brookes University - Inglaterra. Atualmente, é Professor Associado na Universidade de Brasília (UnB) e líder do grupo de pesquisa Água & Ambiente Construído.

DAYANA APARECIDA MARQUES DE OLIVEIRA CRUZ

Graduada, mestre e doutora em geografia pela FCT/UNESP. Possui experiência na área de planejamento urbano e regional. Atualmente trabalha como professora substituta no curso de Geografia na Unesp de Ourinhos.

DENISE BALESTRERO MENEZES

Geóloga pela Unesp Rio Claro, mestrado Ciências da Engenharia Ambiental (USP) e doutorado Geociências e Meio Ambiente (UNESP). Desde 2013 é professora da UFSCar, no DECivi, na área de Geologia de Engenharia e Ambiental. Desde 2017 atuando PPGEU.

ELOISA CARVALHO DE ARAUJO

Arquiteta Urbanista. Doutora em Urbanismo. Professora da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, do Curso de Graduação e do Curso de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. Pesquisa concentra-se no campo do fenômeno da urbanização a partir de uma abordagem transescalar e socioambiental.

FATIMA APARECIDA DA SILVA IOCCA

Graduada em Ciências Biológicas; mestrado e doutorado em Ecologia. Atua nas áreas: Ciências Biológicas; Gestão em Recursos Hídricos e Ensino de Ciências; Educação Ambiental; Formação de Professores; Saúde e ambiente. Docente nos programas: Ensino de Ciências e Matemática/UNEMAT e Gestão e Regulação de Recursos Hídricos.

FREDERICO BRAIDA

Frederico Braida possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005). É mestre (2007), doutor (2012) e pós-doutor (desde 2015) em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É mestre em Urbanismo pelo PROURB, FAU, UFRJ (2008).

FÁBIO LUCIANO :VIOLIN

Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (UNIDERP). Mestre em Estratégias e Organizações (UFPR). Professor e coordenador do curso de Turismo da Universidade Estadual Paulista - UNESP - câmpus de Rosana.

GEISE BRIZOTTI PASQUOTTO

Doutora em planejamento urbano e regional pela USP, mestre na área de arquitetura e construção pela Unicamp e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Unesp. Professora universitária e pesquisadora na área de planejamento estratégico, teoria do urbanismo e técnica de análise territorial.

ISSAO MINAMI

Arquiteto Mestre e Doutor pela FAU USP Palestrante na Universidade de Quioto Japan Parecerista PROCEU USP e FAPESP Parecerista UEL Parecerista UFSC Docente USP e UNIABC Diretor Vogal FUPAM FAUUSP Pesquisador e Vice coordenador Cientifico NUTAUUSP Coordenador Técnico e Cientifico LABIM USP

JANETE FACCO

JOVANKA BARACUHY CAVALCANTI SCOCUGLIA

Docente e pesquisadora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do PPGAU / UFPB . Pesquisadora PQ/CNPq. Doutorado em Sociologia Urbana - UFPE e Post-Doutorado /Université Lumière Lyon 2, França. Membro do Observatório das Metrópoles/PB. Coord. do LECCUR - Laboratório de Estudos sobre Cidade Cultura e Urbanidade.

JOÃO ADALBERTO CAMPATO JR

Doutor e Mestre em Letras - UNESP. Pós-Doutorados pela USP, UERJ, UNICAMP e UFMS. Editor da Revista Tema. Ex-Docente da UEL. Professor do Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade Brasil. Autor de vários livros e artigos. Interesses: Ecocrítica, Comunicação Ambiental, Educação Ambiental, Mídias e Ecologia.

JOÃO CARLOS NUCCI

Graduado em Biologia (USP, 1987) e doutorado em Geografia Física (USP, 1996). Professor do Departamento de Geografia da UFPR. Experiência em Planejamento da Paisagem, nos tópicos: espaços livres de edificação e áreas verdes, ordenamento da paisagem urbana, qualidade ambiental urbana e conservação da natureza nas cidades.

JULIANA HELOISA PINÊ AMÉRICO PINHEIRO

Graduação em Ciências Biológicas pela UNESP, mestrado em Recursos Hídricos e Tecnologias Ambientais pela UNESP, doutorado em Biologia Aquática pelo CAUNESP e pós-doutorado pela UNESP. Tem experiência nas áreas de Qualidade de água, Ecotoxicologia, Gerenciamento de Recursos Hídricos e Bacia Hidrográficas. Docente e Pesquisadora na Universidade Brasil.

KARIN SCHWABE MENEGUETTI

Professora associada de graduação e pós-graduação e pesquisadora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá (UEM), possui doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP e pós-doutorado pela UFMG. Coordenadora do Mestrado Associado em Arquitetura e Urbanismo UEM-UEL e autora do livro Cidade Jardim, Cidade Sustentável.

LEONILDA CORREIA DOS SANTOS

Farmacêutica Bioquímica pela UEPG, Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela UTFPR e Doutora em Ciências Veterinárias pela UFPR. Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus Foz do Iguaçu. Tem experiência nas áreas de Parasitologia, Microbiologia e Meio ambiente. Autora do livro Laboratório Ambiental.

LUCIANA MÁRCIA GONÇALVES

Graduada em Arquitetura e Urbanismo - Universidade de São Paulo EESC/USP (1989), mestrado em Tecnologia do Ambiente Construído - EESC/USP (1995), doutorado em Planejamento Urbano FAUUSP/SP (2005) e Pos-Doutorado em Ciencias Ambientais - UAB Universidade Autônoma de Barcelona (2013/2014). Professora UFSCAR Universidade Federal de São Carlos

MARIA ANGELA DIAS

Professor Titular da UFRJ. Docente permanente do PROARQ /FAU-UFRJ), Prefeita da UFRJ (2002 - 2004), Diretora do Escritório Técnico da UFRJ (2002 - 2007). Doutor (2003) pela COPPE Líder do Grupo de Pesquisa A Educação do Olhar: atributos geométricos da forma dos lugares.

MARIA AUGUSTA JUSTI PISANI

Arquiteta, licenciada em Construção Civil. Especialista em patrimônio arquitetônico e restauro (FAUUSP) Mestre e Doutora em Engenharia Civil e Urbana (EPUSP) Professora do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Líder grupo de pesquisa Arquitetura e Construção (CNPQ) - Assessora da DRI da Capes

MARIA DE JESUS DE BRITTO LEITE

Doutora FAUUSP. Professora Arquitetura e urbanismo (graduacao e pós) UFPE. Cursou Neurociências Université Paris VI (2003). Experiência em Projeto de Arquitetura e Desenho Urbano. Investiga Espaço, Percepção, conjugando Neuroestética e Teoria do Conhecimento. Compõe NDE de Arquitetura; Comité Avaliador da SBPC. Coordena Redbcm. Dirige Instituto Futuro - UFPE.

MARTA ENOKIBARA

Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAU-USP. Pós doutorado em História das Ciências e da Saúde na Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ). Arquiteta e Urbanista pela PUC de Campinas. Docente no Programa de Pós-graduação e no Curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAAC-UNESP, Campus de Bauru.

MARTHA MACHADO CAMPOS

Arquiteta Urbanista (UFES, 1988), Doutora (PUC-SP, 2004), Pós-Doutorado (PROURB-UFRJ, 2017). Docente do PPGAU-UFES. Publicações coautoria: Reflexões sobre o urbano no ES (2016); Cidade Prospectiva (2009); Urbanismo no Brasil 1895-1965 (2ed/2005); Centro.com.vitória (2002). Coordenou o Plano de Proteção da Paisagem da Área Central de Vitória (2011).

MAURÍCIO LAMANO FERREIRA

Mestre em biodiversidade vegetal e meio ambiente e doutor em ecologia. Atualmente sou professor de ecologia na Universidade Nove de Julho, com ênfase em ecologia urbana no programa de pós graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis.

MÁRCIA APARECIDA DA SILVA PIMENTEL

Doutora em Geografia Física pela Universidade de São Paulo. Desde 2005 é professora na Universidade Federal do Pará, atuando nos cursos de licenciatura e bacharelado em Geografia e nos Programas de Pós-Graduação de Geografia e de Ciências Ambientais, abordando temas relativos à geografia ambiental.

NORMA REGINA TRUPPEL CONSTANTINO

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFPR, mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela UNESP Filho e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP. É professor assistente doutor da UNESP no Curso de Arquitetura e Urbanismo e no Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo.

RENATA FRANCESCCHET GOETTEMS

Graduada em arquitetura e urbanismo pela UFSM (2009), mestrado e doutorado pela UFSC (2012 e 2017). Professora da UFFS - campus Erechim no curso de arquitetura e urbanismo. Atua nos seguintes temas: arquitetura, relação ambiente x pessoa, planejamento e pedestres.

RENATA MORANDI LÓRA

Possui graduação e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela UFES e doutorado em Arquitetura e Urbanismo, área de concentração Planejamento Urbano e Regional, pela USP. Atuou como docente do curso de Arquitetura e Urbanismo na UFES, na Faculdade Católica Salesiana e na Faculdade Brasileira de Vitória.

RICARDO FINOTTI

Coordenador e professor do curso de Ciências Biológicas e professor do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UNESA. Fez licenciatura em Ciências Biológicas e bacharaelado, mestrado e doutorado em Ecologia pela UFRJ. Atuanas áreas de ecologia de comunidades vegetais e ecologia da flora urbana.

RITA DENIZE DE OLIVEIRA

Atualmente professora nível superior da Universidade Federal do Pará e Doutora em Geografia na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. tem experiência na área de Pedologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pedologia (solos antropogênicos), geomorfologia fluvial, bacia hidrografia e questões ambientais.

RODRIGO BARCHI

Doutor em Educação pela Unicamp. Mestre em Educação pela Uniso. Especialista em Educação Ambiental (USP) e em Gestão da Educação Pública pela Unifesp. Geógrafo licenciado (Uniso) e Pedagogo Licenciado (Unicid). Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Ibirapuera. Pós-Doutorando em Educação em Ciências (FURG).

RONALDO ALBERTO POLLO

Formado em Geografia-Faculdades Integradas de Botucatu-SP (1997); Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável UNINTER/Fatec Internacional (2010); Mestre (2013) e Doutor (2017) em Agronomia/Energia na Agricultura/Faculdade de Ciências Agronômicas/UNESP/Botucatu-SP.

RONALDO NATALINO CICILIATO

Doutorado - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCT), Campus de Presidente Prudente - Área de concentração - Produção do Espaço Geográfico. Mestrado em Geografia Área de Concentração Dinâmica Espaço Ambiental (2010)- UEL-CCE- Graduação Geografia pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE (1989).

ROSIO FERNÁNDEZ BACA SALCEDO

Doutor em Integração da América Latina pela USP, Mestrado em Geografia pela UNESP, Graduação em Arquitetura pela UNSAAC de Cusco, Peru. Docente dos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista-UNESP-Campus de Bauru.

RUTH MARIA DA COSTA PRAIA CABO DE SÃO ROQUE

Graduada em Arquitetura e Urbanismo e mestre em Ciências Sociais (UFRN /1979-1997), doutora em Pensamiento Geografico y Organización del Territorio (Universidade de Barcelona /2013), professora pelo Departamento de Arquitetura da UFRN (graduação e Pós-graduação). Experiência em planejamento territorial e ambiental e projeto urbano (pesquisa e extensão)

SANDRA MEDINA BENINI

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Graduação em Direito, Graduação em Geografia, Mestrado em Geografia pela FCT/UNESP, Doutorado em Geografia pela FCT/CUNESP, Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pós-doutorado Arquitetura e Urbanismo pela FAAC/UNESP.

VERA LÚCIA DA SILVA FARIAS

Doutora (2016) e Mestre (2013) em Agronomia-Ciência do Solo pela Universidade Estadual Paulista/UNESP-Campus de Jaboticabal. Graduada em Biologia(2005) pelo Centro Universitário do Triângulo e Pedagogia pela Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (2019). Docente da Faculdade de Frutal (FAF) e Membro do Banco de Avaliadores (BASIs) - INEP.

VITOR CORRÊA DE MATTOS BARRETTO

Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Produção Vegetal. Possui especialização em Gestão Ambiental pela UFSCar. É Professor da FCAT UNESP, Campus de Dracena responsável pelas áreas de atuação em Silvicultura e Conservação do Solo. Tem experiência em Recomposição Florestal e em Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (Sistemas Agroflorestais).

WAGNER REZENDE

Doutor em Arquitetura e Urbanismo (2019), com o tema "urbanidade experiencial". Professor dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes da UFG. Temas de interesse: urbanismo do cotidiano, urbanidade, apropriação de espaços públicos, projetos urbanos e urbanismo insurgente.

YARA MANFRIN GARCIA

Graduada em Geografia - Licenciatura (2010) e Bacharelado (2011) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCT) -Campus Presidente Prudente. Mestre (2014), Doutora (2017) e Pós-doutorado (2020) em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCA) - Campus Botucatu.
Acessos no Site
1442739
© 2003 Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista - Todos os direitos reservados