Organização > Comissão Científica

Comissão Científica

ANA CLÁUDIA BÖER BREIER

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo - UFSM (2002), mestrado em Arquitetura - UFRGS (2005) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo - UnB (2013). Atualmente, é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Farroupilha - Campus Santa Rosa.

ANA PAULA BRANCO DO NASCIMENTO

Bióloga (UEM), Doutora em Ecologia Aplicada (USP) Linha de pesquisa: Percepção, uso e gestão de espaço verde públicos e privados.

BRUNA A. BRANCHI

Docente e pesquisador da PUC- Campinas (SP) . Leciona no Mestrado em Sustentabilidade e no curso de graduação em Ciências Econômicas. Doutor em Economia Política (Universitá degli Studi di Pavia - Itália). Mestre em Economia (University of Wisconsin - Madison (EUA)).

CESAR GUSTAVO DA ROCHA LIMA

CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS

Arquiteto e Urbanista - FAU/USU, 1985 Mestre - FAU/UFRJ/PROARQ, 1997 Doutor - FAU/UFRJ/PROURB, 2008 Arquiteto do Departamento Geral de Patrimônio Cultural (DGPC), da SMC do Rio de Janeiro (1986-2006) Conselheiro do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro - CMPC (1986-2006) Professor Associado do CAU da UFRRJ (2006).

DANIEL SANTANA

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC de Campinas, mestrado em Eficiência Energética e Sustentabilidade em Edificações e doutorado em Conservação de Água pela Oxford Brookes University - Inglaterra. Atualmente, é Professor Associado na Universidade de Brasília (UnB) e líder do grupo de pesquisa Água & Ambiente Construído.

ELOISA CARVALHO DE ARAUJO

Arquiteta Urbanista. Doutora em Urbanismo. Professora da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, do Curso de Graduação e do Curso de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. Pesquisa concentra-se no campo do fenômeno da urbanização a partir de uma abordagem transescalar e socioambiental.

FREDERICO BRAIDA

Frederico Braida possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005). É mestre (2007), doutor (2012) e pós-doutor (desde 2015) em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É mestre em Urbanismo pelo PROURB, FAU, UFRJ (2008).

GEISE BRIZOTTI PASQUOTTO

Doutora em planejamento urbano e regional pela USP, mestre na área de arquitetura e construção pela Unicamp e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Unesp. Professora universitária e pesquisadora na área de planejamento estratégico, teoria do urbanismo e técnica de análise territorial.

JOVANKA BARACUHY CAVALCANTI SCOCUGLIA

Docente e pesquisadora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do PPGAU / UFPB . Pesquisadora PQ/CNPq. Doutorado em Sociologia Urbana - UFPE e Post-Doutorado /Université Lumière Lyon 2, França. Membro do Observatório das Metrópoles/PB. Coord. do LECCUR - Laboratório de Estudos sobre Cidade Cultura e Urbanidade.

JOÃO CARLOS NUCCI

Graduado em Biologia (USP, 1987) e doutorado em Geografia Física (USP, 1996). Professor do Departamento de Geografia da UFPR. Experiência em Planejamento da Paisagem, nos tópicos: espaços livres de edificação e áreas verdes, ordenamento da paisagem urbana, qualidade ambiental urbana e conservação da natureza nas cidades.

JULIANA HELOISA PINÊ AMÉRICO PINHEIRO

Graduação em Ciências Biológicas pela UNESP, mestrado em Recursos Hídricos e Tecnologias Ambientais pela UNESP, doutorado em Biologia Aquática pelo CAUNESP e pós-doutorado pela UNESP. Tem experiência nas áreas de Qualidade de água, Ecotoxicologia, Gerenciamento de Recursos Hídricos e Bacia Hidrográficas. Docente e Pesquisadora na Universidade Brasil.

KARIN SCHWABE MENEGUETTI

Professora associada de graduação e pós-graduação e pesquisadora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá (UEM), possui doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP e pós-doutorado pela UFMG. Coordenadora do Mestrado Associado em Arquitetura e Urbanismo UEM-UEL e autora do livro Cidade Jardim, Cidade Sustentável.

MARIA ANGELA DIAS

Professor Titular da UFRJ. Docente permanente do PROARQ /FAU-UFRJ), Prefeita da UFRJ (2002 - 2004), Diretora do Escritório Técnico da UFRJ (2002 - 2007). Doutor (2003) pela COPPE Líder do Grupo de Pesquisa A Educação do Olhar: atributos geométricos da forma dos lugares.

MARIA AUGUSTA JUSTI PISANI

Arquiteta, licenciada em Construção Civil. Especialista em patrimônio arquitetônico e restauro (FAUUSP) Mestre e Doutora em Engenharia Civil e Urbana (EPUSP) Professora do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Líder grupo de pesquisa Arquitetura e Construção (CNPQ) - Assessora da DRI da Capes

MARIA DE JESUS DE BRITTO LEITE

Doutora FAUUSP. Professora Arquitetura e urbanismo (graduacao e pós) UFPE. Cursou Neurociências Université Paris VI (2003). Experiência em Projeto de Arquitetura e Desenho Urbano. Investiga Espaço, Percepção, conjugando Neuroestética e Teoria do Conhecimento. Compõe NDE de Arquitetura; Comité Avaliador da SBPC. Coordena Redbcm. Dirige Instituto Futuro - UFPE.

MARTA ENOKIBARA

Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAU-USP. Pós doutorado em História das Ciências e da Saúde na Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ). Arquiteta e Urbanista pela PUC de Campinas. Docente no Programa de Pós-graduação e no Curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAAC-UNESP, Campus de Bauru.

MARTHA MACHADO CAMPOS

Arquiteta Urbanista (UFES, 1988), Doutora (PUC-SP, 2004), Pós-Doutorado (PROURB-UFRJ, 2017). Docente do PPGAU-UFES. Publicações coautoria: Reflexões sobre o urbano no ES (2016); Cidade Prospectiva (2009); Urbanismo no Brasil 1895-1965 (2ed/2005); Centro.com.vitória (2002). Coordenou o Plano de Proteção da Paisagem da Área Central de Vitória (2011).

MÁRCIA APARECIDA DA SILVA PIMENTEL

Doutora em Geografia Física pela Universidade de São Paulo. Desde 2005 é professora na Universidade Federal do Pará, atuando nos cursos de licenciatura e bacharelado em Geografia e nos Programas de Pós-Graduação de Geografia e de Ciências Ambientais, abordando temas relativos à geografia ambiental.

NORMA REGINA TRUPPEL CONSTANTINO

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFPR, mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela UNESP Filho e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP. É professor assistente doutor da UNESP no Curso de Arquitetura e Urbanismo e no Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo.

RITA DENIZE DE OLIVEIRA

Atualmente professora nível superior da Universidade Federal do Pará e Doutora em Geografia na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. tem experiência na área de Pedologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pedologia (solos antropogênicos), geomorfologia fluvial, bacia hidrografia e questões ambientais.

RODRIGO BARCHI

Doutor em Educação pela Unicamp. Mestre em Educação pela Uniso. Especialista em Educação Ambiental (USP) e em Gestão da Educação Pública pela Unifesp. Geógrafo licenciado (Uniso) e Pedagogo Licenciado (Unicid). Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Ibirapuera.

ROSIO FERNÁNDEZ BACA SALCEDO

Doutor em Integração da América Latina pela USP, Mestrado em Geografia pela UNESP, Graduação em Arquitetura pela UNSAAC de Cusco, Peru. Docente dos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista-UNESP-Campus de Bauru.

RUTH MARIA DA COSTA PRAIA CABO DE SÃO ROQUE

Graduada em Arquitetura e Urbanismo e mestre em Ciências Sociais (UFRN /1979-1997), doutora em Pensamiento Geografico y Organización del Territorio (Universidade de Barcelona /2013), professora pelo Departamento de Arquitetura da UFRN (graduação e Pós-graduação). Experiência em planejamento territorial e ambiental e projeto urbano (pesquisa e extensão)

SANDRA MEDINA BENINI

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Graduação em Direito, Graduação em Geografia, Mestrado em Geografia pela FCT/UNESP, Doutorado em Geografia pela FCT/CUNESP, Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pós-doutorado Arquitetura e Urbanismo pela FAAC/UNESP.

VITOR CORRÊA DE MATTOS BARRETTO

Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Produção Vegetal. Possui especialização em Gestão Ambiental pela UFSCar. É Professor da FCAT UNESP, Campus de Dracena responsável pelas áreas de atuação em Silvicultura e Conservação do Solo. Tem experiência em Recomposição Florestal e em Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (Sistemas Agroflorestais).

YARA MANFRIN GARCIA

Graduada em Geografia - Licenciatura (2010) e Bacharelado (2011) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCT) -Campus Presidente Prudente. Mestre (2014), Doutora (2017) e Pós-doutorado (2019) em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCA) - Campus Botucatu.
Acessos no Site
1231945
© 2003 Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista - Todos os direitos reservados