Apresentação > Palestra Online

 

Em construção...

 

 

Os desafios para as cidades brasileiras e as alternativas para o mundo pós-pandemia

 

 

Prof. Dr. Jeferson Tavares

 

Professor Doutor no Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP ), nos curso de graduação e no Programa de Pós-Graduação. Docente no Curso de Engenharia Ambiental (EESC-USP). Líder do Grupo de Pesquisa PEx-URB (Práticas de Pesquisa, Ensino e Extensão em Urbanismo) e coordenador nacional do Laboratório de Experiências Urbanísticas (LEU). Atua nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e de Planejamento Urbano e Regional. Desenvolve pesquisas e trabalhos técnicos nos temas de: Ordenamento Territorial, Metropolização, Dispersão Urbana, Políticas Públicas, Consórcios Intermunicipais, Infraestrutura Urbana e Regional, Infraestrutura Verde, Assentamentos Precários, Vulnerabilidade Ambiental e Social, Desigualdade e Segregação Socioterritorial, História da Cidade e do Urbanismo. Coordenou projetos de urbanização do Ministério das Cidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Piaui e Santa Catarina. Possui experiência na gestão pública e na execução de planos e projetos urbanos e regionais na Região Metropolitana de São Paulo. É autor do livro Projetos para Brasília: 1927-1957 (IPHAN: 2014, 506 p.), vencedor do Prêmio ANPARQ - 2016, e do livro Planejamento Regional do Estado de São Paulo: Polos, Eixos e a Região dos Vetores Produtivos (Annablume: 2018, 332 p.), vencedor do IV Prêmio Ana Clara Torres Ribeiro - ANPUR - 2019.

 

 

 

Por um Urbanismo de Canteiro:  projeto, pesquisa e políticas públicas no projeto da nova cidade pós pandemia    

 

 

Prof. Dr. Adalberto da Silva Retto Júnior

 

É professor na Universidade Estadual Paulista – Unesp, é doutor (FAU USP e Departamento de História da Arquitetura e Urbanismo do Istituto Universitario di Architettura di Venezia – IAUV, 2003) e pós-doutor (IAUV, 2007). Atual coordenador do curso internacional de especialização lato sensu “Planejamento urbano e políticas públicas: urbanismo, paisagem, território”, foi professor-pesquisador visitante no Master Erasmus Mundus da Universitè Panthéon Sorbonne Paris I (2011-2013).

 

 

 

Diferenciação e Fragmentação socioespacial:   a sustentabilidade e a vida urbana no tempo pós-pandemia

 

 

Prof. Dr. Márcio José Catelan

 

Docente do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente e Programa de Pós-Graduação em Geografia nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Estadual Paulista - UNESP - Câmpus de Presidente Prudente/SP. Possui Pós-Doutorado (2013-2014) pela mesma universidade. Doutorado em Geografia (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Estadual Paulista-UNESP, Câmpus de Presidente Prudente/SP (CAPES 7), na condição de bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP, com estágio de doutorado-sanduiche (2011) na Universitat de Lleida/Catalunha/Espanha com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, Mestrado (2008), Licenciatura e Bacharelado em Geografia (2005/2006) também pela UNESP/Câmpus de Presidente Prudente. Pesquisa na área de Geografia Humana com destaque para Geografia Urbana/Regional. É membro do Grupo de Pesquisa "Produção do Espaço e Redefinições Regionais"- GAsPERR, do Centro de Estudos e de Mapeamento da Exclusão Social para Políticas Públicas - CEMESP, Observatório das Cidades e da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias - ReCiMe.

 

 

 

A epidemia invisibilizada é a mais violenta

 

 

Profa. Doutoranda Carolina Russo Simon

 

Mulher Brasileira, Feminista, Professora e Pesquisadora. Atualmente Doutoranda em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT) - Campus Presidente Prudente-SP (início em 2020). Mestra em Geografia (2020) e Licenciada em Geografia (2017) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT) - Campus Presidente Prudente-SP. É membra do Coletivo de Pesquisadores Centro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde (CETAS) e do Laboratório de Biogeografia e Geografia da Saúde (BIOGEOS). Co-fundadora da YUMBREL- Rede Latino-americana de Geografia e Saúde LGBTQIA+. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia da Saúde, Geografia Feministas, Pesquisa Qualitativa, Saúde Coletiva e Promoção da Saúde.

 

 

 

Letramento Funcional em Saúde no Enfrentamento ao Negacionismo Científico em Tempos de Pandemia

 

 

Profa. Dra. Sandra Regina Mota Ortiz

 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e Doutorado em Fisiologia Humana, pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2001). Possui Pós Doutorado pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, onde atuou no Departamento de Fisiologia e Biofísica de 2002 a 2004 e no Departamento de Anatomia de 2004 a 2009; tendo trabalhado com o estudo morfofuncional da matéria cinzenta periaquedutal na modulação de comportamentos motivados, em particular, comportamentos de defesa, predatório e maternal. Trabalhou como professora dos cursos de Graduação em Medicina, Odontologia, Biomedicina, Enfermagem e Ciências Biológicas, na Universidade Cidade de São Paulo de 2009 a 2016, coordenando também o Laboratório Bases Neurais do Comportamento no Núcleo de Pesquisa em Neurociência (NUPEN). Atuou como professora do Curso de Medicina da Faculdade das Américas, entre 2016 e 2018, onde também atuou como Coordenadora de Pesquisa e Pós Graduação. Atua como professora titular do Curso de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) desde 2014, onde coordena o primeiro ciclo do curso do campus Bela Vista, a unidade de práticas funcionais e o laboratório de práticas e pesquisas. Capacita professores universitários em cursos de Medicina em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem em Especial na Aprendizagem Baseada em Problemas o PBL, na Aprendizagem em Baseada em Equipes - TBL e na Problematização. Atua como professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde no IAMSPE e como professora de Neuroanatomia da Especialização em Fisioterapia Neurológica - Instituto de Ensino e Pesquisa - Hospital Albert Einstein. Atualmente é Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Judas Tadeu, onde também participa como colaboradora no curso de Medicina e professora no Programa de Mestrado em Ciências do Envelhecimento.Tem experiência na área de Fisiologia Humana, com ênfase em Neurofisiologia, Neurociências e Comportamento.

 

 

 

Resgate do que nunca deveria deixar de ter sido: o papel humano e humanizador da Educação e do Educador

 

 

Prof. Dr. Leonides da Silva Justiniano

 

Possui graduação em Teologia pelo Instituto Teológico do Extremo Oeste (1994), graduação em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (1985), especialização em psicopedagogia pelas Faculdades Toledo/INBRAPE (1998), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). De 2005 a 2015 foi professor titular na graduação do Centro Universitário de Lins (e permanece como docente nos cursos de pós-graduação), onde atuou, também, como coordenador de pesquisas no CTGIM (Centro de Tecnologia em Gestão, Inovação e Marketing) e coordenador dos cursos de pós-graduação em Recursos Humanos e Formação de Coordenadores de IES. Tem experiência nas áreas Humanas e Sociais, com ênfase em Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, identidade, cidadania, inovação tecnológica, violência e ética. Atua, ainda, como consultor em gestão e educação; foi pesquisador do Grupo de Pesquisa "Filosofia Contemporânea: Habermas", da Unesp (campus de Marília) de 2006 a 2013; a partir de 2013 é assessor e pesquisador-voluntário da Agência de Desenvolvimento Tecnológico e Econômico de Lins (Adetec - Lins).

 

 

 

Relação entre Políticas Públicas, Controle da Poluição e Saúde Pública

 

 

Prof. Dr. Ricardo Molto Pereira

 

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e doutorado em Agronomia (Irrigacao e Drenagem) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Entre 2008-2018 foi diretor de desenvolvimento de projetos - INOVATEC Saneamento e Meio Ambiente Ltda. Atualmente atua como consultor e projetista autônomo, e é docente da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação onde coordena os cursos de graduação em Engenharia Civil; Engenharia Ambiental e Sanitária. Atuou também como coordenador dos cursos de pós-graduação em Saneamento e Meio Ambiente e em Engenharia de Estruturas na Unilins. É docente da pós-graduação da Unitoledo. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em estudo de técnicas de tratamento de águas residuárias em Wetlands. Atuou como professor substituto do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Unesp-Bauru nos anos de 2009,2010,2020 e 2021. Atualmente faz parte do Grupo de Estudos Regionais Urbanos - GERU, entre as universidades UNEB, Universidade de Lisboa e Unilins. Faz parte também de Grupo de estudos em tratamento de superfícies de parques solares, um projeto no qual faz parte empresas privadas e instituições de ensino e pesquisa. 

 

 

 

Impacto ambiental da Covid 19 na gestão dos resíduos urbanos

 

 

Profa. Dra. Alba Regina Azevedo Arana

 

Possui graduação em Licenciatura(1986) e Bacharelado (1987) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Coordenadora do Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Unoeste (Mestrado e Doutorado) membro da comissão do PDI da Universidade do Oeste Paulista (2013 - atual), membro da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade do Oeste Paulista (2013- atual), professor titular da Universidade do Oeste Paulista, Membro da Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial - RETE e Membro da Rede ODS Brasil. Representante da Unoeste no Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (a partir de 2017), no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (dez/2016 a atual) e no Grupo Técnico das Instituições de Ensino Superior do CBH Rio Paranapanema (a partir 2017); Coordena o Grupo de Pesquisa em Resíduos e Meio Ambiente no CNPq.Diretora da Faculdade de Artes, Ciências Letras e Educação de Presidente Prudente da Unoeste (2007- 2017). Coordenadora do Curso de Geografia da Unoeste (2014-2016).

 

 

 

Gestão e uso dos recursos hídricos no contexto da pandemia do coronavírus: reflexões sobre o Brasil 

 

 

Profa. Dra. Ana Paula Novais Pires Koga

 

Professora Adjunta A no Instituto de Geografia - Universidade Federal de Catalão. Pós-Doutorado em Geografia na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) (em andamento). Doutora em Geografia (Linha de Pesquisa Análise e Gestão Ambiental) na FCT/UNESP. Bolsista CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Gestão Ambiental e Dinâmica Socioespacial (GADIS) (2013-atual). Mestre em Geografia (Linha de pesquisa - Estudos Ambientais) pela Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão (UFG/CAC). Bolsista CAPES. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (NEPSA) (2011- atual). Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem (2004-2008) Especialista em Análise do Espaço Geográfico (Linha de Pesquisa - Análise Ambiental) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Vice Coordenadora do Curso de Geografia Bacharelado da UFCAT. Coordenadora de Extensão e Cultura do IGEO/UFCAT.

 

 

 

 

Laboratórios do Mundo Real: a microbacia do ribeirão do Lageado projeto piloto de política pública para a ação climática.

 

 

Profa. Dra. Ana Paula Koury 

 

Professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia Civil da Universidade São Judas (São Paulo). Fulbright Visiting Scholar em Global Cities na CUNY (Bernard e Anne Spitzer Scholl of Architecture, outono de 2016). Membro do comitê gestor do Laboratório Klimapolis (IAG - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Universidade de São Paulo USP / Instituto Max Planck de Meteorologia de Hamburgo). Desde 2016 lidera o experimento piloto do Laboratório Itaim Paulista do Real World Lab no bairro periférico da cidade de São Paulo, que integrou o Laboratório Klimapolis em 2019.
 
 
 
 

Relação homem-natureza : desafiando os limites da sobrevivência

 

 

Profa. Dra. Carolina Vieira da Silva

 

Professora Doutora da Faculdade Eduvale de Avaré desde 2016. Graduada em Ciências Biológicas pela Fundação Regional Educacional de Avaré - FREA e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE. É mestre e doutora em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Instituto de Biociências de Botucatu da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Realizou estágio de doutorado sanduíche no laboratório de ecologia aquática "The Resh Lab" do "Department of Environmental Science, Policy, and Management (ESPM) da Universidade da Califórnia (EUA), Campus de Berkeley. Tem experiência nas áreas de Zoologia e Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, atuando principalmente nos temas relacionados à biologia, ecologia, distribuição espacial e temporal da comunidade de macroinvertebrados, macrófitas aquáticas e macroinvertebrados associados, macroinvertebrados bioindicadores da qualidade de água, sucessão ecológica e colonização de macroinvertebrados em substratos artificiais e decomposição de macrófitas aquáticas e a colonização concomitante por macroinvertebrados.

 

 

 

Saúde Única (One Health): olhar holístico sobre a pandemia e o desenvolvimento sustentável

 

 

Prof. Dr. Vamilton Alvares Santarém

 

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia. Mestrado e Doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita. Pós-Doutorado em andamento na área de Saúde Única, pela Universidade federal do Paraná. Atualmente é professor da Universidade do Oeste Paulista, na Graduação em Medicina Veterinária, Medicina, e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e Mestrado em Ciências da Saúde. Área de Doenças Parasitárias dos Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: zoonoses e saúde pública, com ênfase em larva migrans e Saúde Única. 

 

 

 

Médicos Veterinários são profissionais essenciais na pandemia de COVID-19?

 

 

M.V. MSc. Fernanda Nobre Bandeira Monteiro

 

Doutoranda em Fisiopatologia e Saúde Animal pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Oeste Paulista / UNOESTE - Bolsista Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP), Mestre em Ciência Animal pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Oeste Paulista / UNOESTE- Ano 2021 – Bolsista Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP). Graduada em Medicina Veterinária no ano de 2018 pela Universidade do Oeste Paulista / UNOESTE e Graduada em Economia no ano de 2006 pelo Pontifícia Universidade Católica do Paraná / PUCPR.


 

 

Técnicas epidemiológicas aplicadas ao monitoramento e pesquisa de doenças transmissíveis: aplicações na Pandemia de COVID-19

 

 

Prof. Dr Rogerio Giuffrida

 

Prof. Dr dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal, Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e do curso de Graduação em Medicina Veterinária da Universidade do Oeste Paulista-Presidente Prudente-SP e Doutor em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Estadual Paulista-UNESP-Botucatu-SP; Mestre em Vigilância Sanitária pela Universidade Estadual Paulista-UNESP-Botucatu-SP; Especialista pelo Programa de residência em Moléstias Infecciosas dos Animais pela Universidade Estadual Paulista-UNESP-Botucatu-SP; Bacharel em medicina veterinária pela Universidade de São Paulo-USP; Coordenador do Laboratório de Medicina Veterinária Preventiva da Universidade do Oeste Paulista-UNOESTE-Presidente Prudente-SP.

 

 

 

Espiritualidade e saúde: o debate contemporâneo

 

 

Maria Cândida Avellar Oliveira Moraes de Lima

 

Jornalista, fundadora e presidente da instituição espírita, Santuário Espírita Caminho do Bem, na cidade de Cuiabá, dedicado à medicina espiritual, ao resgate humano em todas as suas facetas moral, física, psicológica, mental e espiritua

 

 

 

 

Projetos Ambientais e Desenvolvimento de Políticas Públicas, princípio de Governança Ambiental no período do Covid.

 

 

Esp. Cleiton Jordão Santos

 

Diretor de Planejamento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente no Município Guarujá.

 

Acessos no Site
1667546
© 2003 Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista - Todos os direitos reservados