Organização > Comissão Científica

Comissão Científica

ALEXANDRE SYLVIO VIEIRA DA COSTA

Professor Adjunto de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Doutorado em Produção Vegetal e Pós Doutorado em Geociências

ANA KLAUDIA DE ALMEIDA VIANA PERDIGÃO

Graduação em Arquitetura (UFPA). Mestrado em Arquitetura (EESC-USP). Doutorado em Arquitetura e Urbanismo (2005, FAUUSP). Docente dos cursos de graduação e pós graduação em Arquitetura e Urbanismo (UFPA). Coordenadora do Laboratório Espaço e Desenvolvimento Humano (LEDH) e Líder do Grupo de Pesquisa Estudos de Arquitetura, Espaço e Subjetividades.

ANA PAULA FRACALANZA

Socióloga e Economista, Doutora em Geografia. Professora Associada da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Professora do Curso de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da USP e do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da EACH-USP.

ANDRÉA APARECIDA ZACHARIAS

Graduação em Geografia (Bacharel e Licenciatura 1996), Mestrado em Geociências e Meio Ambiente (2001) e Doutorado em Geografia (2006) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Professora do Curso de Graduação em Geografia da UNESP/Ourinhos-SP e Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP/Rio Claro-SP.

ANGÉLICA GOIS MORALES

Mestrado em Educação Ambiental. Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR), pós- doutorado na Universidad Nacional de Córdoba/Argentina e Livre-Docente em Gestão e Educação Ambiental pela UNESP (2019). É professora associada da UNESP, Câmpus de Tupã, SP no curso de Administração e no Mestrado em Agronegócio e Desenvolvimento.

ANTONIO CARLOS PRIES DEVIDE

Doutorado em Fititecnia, Agroecologia (UFRRJ, 2015), especialista em Gestão ambiental de sistemas agrícolas (UFLA, 2004), pesquisador da Agencia Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. Ênfase em sistemas agroflorestais, agricultura familiar, conservação do solo e restauração ecológica.

ANTONIO PASQUALETTO

Professor Doutor na PUC Goiás e IFG. Coordenador do Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial.

ANTONIO SOUKEF JÚNIOR

Arquiteto e urbanista com pós-doutorado na área de preservação do patrimônio ferroviário. Autor, entre outros, dos seguintes livros: Cem Anos Luz; Sorocabana: uma saga ferroviária; Avenida Paulista: a síntese da metrópole, Leopoldina Railway Company e A preservação dos edifícios da São Paulo Railway em Santos e Jundiaí.

ANTÔNIO CLEBER GONÇALVES TIBIRIÇÁ

Engº Civil; Engº de Segurança do Trabalho; Mestre em Engª de Produção; Doutor em Engenharia; Prof. do Dep. de Arquitetura e Urbanismo / UFV; Có-Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias em Arquitetura, Urbanismo e Meio Ambiente

ARMANDO CARLOS DE PINA FILHO

Graduado em Engenharia Mecânica (1995) pelo CEFET/RJ, possui Mestrado (2001), Doutorado (2005) e Pós-Doutorado (2006/2007) na COPPE/UFRJ. Atualmente é Professor da Escola Politécnica da UFRJ, docente permanente e Coordenador do Programa de Engenharia Urbana da UFRJ. Trabalha em pesquisas sobre métodos e técnicas aplicados à Engenharia Urbana. CV: http://lattes.cnpq.br/4389013951914878.

BERNARDO ARANTES DO NASCIMENTO TEIXEIRA

Engenheiro Civil (UFMG), Mestre e Doutor em Hidráulica e Saneamento (EESC/USP), Professor Titular do DECiv/UFSCar, atuando nas áreas de Tratamento de Águas para Abastecimento, Gestão de Resíduos Sólidos, Gestão de Recursos Hídricos, Sustentabilidade Urbana e Regional.

BRUNA A. BRANCHI

Docente e pesquisador da PUC- Campinas (SP) . Leciona no Mestrado em Sustentabilidade e no curso de graduação em Ciências Econômicas. Doutor em Economia Política (Universitá degli Studi di Pavia - Itália). Mestre em Economia (University of Wisconsin - Madison (EUA)).

CARLOS EDUARDO FORTES GONZALEZ

Professor Titular da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba. Biólogo. Departamento de Química & Biologia (Ingresso em 1990). Pós-doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia. Doutor em Educação pela UDE - Universidad de la Empresa, Montevidéu, Uruguai (Reconhecido pela UFRGS - Universidade Federal do RS, Porto Alegre).

CESAR AUGUSTO DELLA PIAZZA

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005). Obteve mestrado na Universidade  Metodista  de  Piracicaba  ­  UNIMEP  (2008)  no  Programa  de  Pós­Graduação  em  Engenharia  de  Produção (UNIMEP/PPGEP), na área de Gestão Ambiental e produção. No ano de 2009 se formou em Pós­Graduação Lato Sensu em Metodologia  e  Pesquisa  no  Ensino  Superior  pela  FAC  ­  Faculdades  Anhanguera  Educacional.  Possui  Doutorado (UNIMEP/PPGEP)  concluído  em  2012,   Sou avaliador do  SIMPEP  ­  Simpósio  de  Engenharia  de  Produção  daUNESP­Bauru e do ENEGEP. 

CESAR FABIANO FIORITI

Pós-doutorado pela Universidad Politécnica de Valencia - UPV - Espanha - (2009/2010), doutorado - EESC/USP (2007), mestrado - FEIS/UNESP (2002), graduação em Engenharia Civil - Faculdade de Engenharia de São José do Rio Preto (1999). Livre-docente - FCT/UNESP (2016). Atualmente é professor adjunto da FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente.

CESAR GUSTAVO DA ROCHA LIMA

CIBELE ROBERTA SUGAHARA

Doutora em Ciências - Escola de Comunicação e Artes Universidade de São Paulo (USP). Professora e Pesquisadora do Programa em Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pesquisa nas áreas de sustentabilidade voltadas para negócios de impacto social, indicadores de sustentabilidade, gestão de bacias hidrográficas.

CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS

Arquiteto e Urbanista - FAU/USU, 1985 Mestre - FAU/UFRJ/PROARQ, 1997 Doutor - FAU/UFRJ/PROURB, 2008 Arquiteto do Departamento Geral de Patrimônio Cultural (DGPC), da SMC do Rio de Janeiro (1986-2006) Conselheiro do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro - CMPC (1986-2006) Professor Associado do CAU da UFRRJ (2006).

CLEBER FERNANDO MENEGASSO MANSANO

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Camilo Castelo Branco. Mestrado e Doutorado em Aquicultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Pós-doutorado em Ciência e Tecnologia Animal e Aquicultura. Professor Auxiliar na Universidade Brasil. Professor permanente na Pós-Graduação Stricto Sensu de Mestrado em Ciências Ambientais, da Universidade Brasil.

CÉLIA REGINA MORETTI MEIRELLES

Engenheira Civil, mestrado e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo na graduação e pós-graduação stricto-sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor e pesquisador em processos construtivos, desenvolvimento sustentável, etc.

DANILA FERNANDA RODRIGUES FRIAS

Possui graduação em Medicina Veterinária, mestrado e doutorado em Medicina Veterinária. Desenvolveu projeto de pós-doutorado na área de sanidade e melhoramento genético animal. Atualmente é professora titular da Universidade Brasil, com experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva e Microbiologia.

DAYANA APARECIDA MARQUES DE OLIVEIRA CRUZ

Graduada, mestre e doutora em geografia pela FCT/UNESP. Possui experiência na área de planejamento urbano e regional. Atualmente trabalha como professora substituta no curso de Geografia na Unesp de Ourinhos.

DENISE REGINA DA COSTA AGUIAR

Doutorado em Educação:Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ PUC-SP (2011). Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ciências Ambientais da Universidade Brasil. Na área de Ciências Ambientais pesquisa conceitos de políticas públicas, práticas curriculares, educação e gestão ambiental em Estados e Municípios.

DORA INES KOZUSNY-ANDREANI

Licenciada em Genética. Mestre em Melhoramento genético vegetal e doutorado em produção a vegetal pela UNESP. Professora titular do curso de Mestrado em Ciências Ambientais. Pesquisas na área: Microbiológica com enfoque principal no controle de micro-organismos com plantas medicinais e ozônio. Resíduos da saúde e domésticos.

EDSON LUÍS PIROLI

Engenheiro Florestal (UFSM), Mestre Engenharia Agrícola (UFSM), Doutor Agronomia (FCA-UNESP), Livre Docente Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (UNESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (FCT-UNESP). Responsável pelas disciplinas e pesquisador em Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Planejamento, Gestão e Manejo de Bacias Hidrográficas Rurais e Urbanas.

EVA FAUSTINO DA FONSECA DE MOURA BARBOSA

Cursando Pós Doutorado em Geografia na UFMS. Doutora em Geografia. Professora Adjunta do Curso de Geografia - UEMS. Atua na área de Geografia Física. Membro do Grupos de Pesquisa Gefrontter (UEMS) e REDE HERMES.

FATIMA APARECIDA DA SILVA IOCCA

Graduada em Ciências Biológicas; mestrado e doutorado em Ecologia. Atua nas áreas: Ciências Biológicas; Gestão em Recursos Hídricos e Ensino de Ciências; Educação Ambiental; Formação de Professores; Saúde e ambiente. Docente nos programas: Ensino de Ciências e Matemática/UNEMAT e Gestão e Regulação de Recursos Hídricos.

FELIPPE PESSOA DE MELO

Graduado em Geografia e Especialista em Programação do Ensino de Geografia - UPE, Especialização em Geoprocessamento e Georreferenciamento - UCAM, Mestre em Geociências e Análise de Bacias Sedimentares - PGAB/UFS, Doutorado em Geografia - PPGEO/UFS e Pós-Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFS.

FERNANDO SÉRGIO OKIMOTO

Credenciado no Programa de Mestrado Profissional em Geografia (FCT) e Co-orientador de pesquisas do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais (POSMAT). Engenheiro Civil, mestre e doutor pela USP. Professor assistente doutor da UNESP. Pesquisa Técnicas e materiais construtivos mais sustentáveis, permacultura e resíduos da construção civil.

FLÁVIA REBELO MOCHEL

Bióloga pela UFRJ Mestre em Zoologia pelo Museu Nacional ( fauna de Manguezais) , Doutora em Geociências (sensoriamento remoto de Manguezais) , Pós-doutorado em Wageningen University, Holanda (Recuperação e Ecologia de Manguezais )

FÁBIO LUCIANO :VIOLIN

Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (UNIDERP). Mestre em Estratégias e Organizações (UFPR). Professor e coordenador do curso de Turismo da Universidade Estadual Paulista - UNESP - câmpus de Rosana.

GEISE BRIZOTTI PASQUOTTO

Doutora em planejamento urbano e regional pela USP, mestre na área de arquitetura e construção pela Unicamp e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Unesp. Professora universitária e pesquisadora na área de planejamento estratégico, teoria do urbanismo e técnica de análise territorial.

JANETE FACCO

JOÃO ADALBERTO CAMPATO JR

Doutor e Mestre em Letras - UNESP. Pós-Doutorados pela USP, UERJ, UNICAMP e UFMS. Editor da Revista Tema. Ex-Docente da UEL. Professor do Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade Brasil. Autor de vários livros e artigos. Interesses: Ecocrítica, Comunicação Ambiental, Educação Ambiental, Mídias e Ecologia.

KATIA SAKIHAMA VENTURA

Docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana e do Departamento de Engenharia Civil da UFSCar. Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa. Representa UFSCar no Comitê de Bacia Tietê-Jacaré e na Associação de Universidades do Grupo Montevidéu. Atua: resíduos sólidos, segurança da água, ferramentas de gestão e indicadores.

KELLY CRISTINA TONELLO

Graduação em Engenharia Florestal (UFV) e mestrado em Ciência Florestal (UFV) e doutorado na UNICAMP. É docente da UFSCar e Pesquisadora Colaboradora na UNICAMP. Atua nas linhas de hidrologia em ecossistemas florestais, conservação de nascentes, manejo de bacias hidrográficas, recuperação de áreas degradadas, ecofisiologia florestal e pagamentos por serviços ambientais.

LEONILDA CORREIA DOS SANTOS

Farmacêutica Bioquímica pela UEPG, Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela UTFPR e Doutora em Ciências Veterinárias pela UFPR. Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus Foz do Iguaçu. Tem experiência nas áreas de Parasitologia, Microbiologia e Meio ambiente. Autora do livro Laboratório Ambiental.

LIZANDRA GARCIA LUPI VERGARA

Arquiteta e Urbanista e Engenheira de Segurança do Trabalho, com Mestrado e Doutorado em Ergonomia pela UFSC. Professora na Graduação e Pós-graduação no PPGEP e Arquitetura. Ergonomista Pesquisadora (nível Senior) certificada pela ABERGO. Pesquisas: Ergonomia na Saúde e Segurança, Acessibilidade, Tecnologias Assistivas e Experiência do Usuário.

LOURDES APARECIDA ZAMPIERI D ANDREA

Doutorado em Geografia UNESP Pres. Prudente/SP (2017); mestrado em Ciência Animal - UNOESTE (2008) , Especialização em Ciências Biológicas - UNOESTE (2004). Atualmente é PqC VI, Supervisora Curso de Especialização “Vigilância Laboratorial em Saúde Pública” – IAL – Pres. Prudente, Membro CEPIAL e NIT.

LUCIA DE FATIMA SOCOOWSKI DE ANELLO

http://lattes.cnpq.br/8636516243687298

LUCIANA FERREIRA LEAL

Pós-doutora e Doutora em Letras pela UNESP de Assis; Mestrado em Letras pela UEL; Graduada em Letras pela UNESP de Assis. Professora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Autora e organizadora de livros; artigos; capítulos de livros; textos completos; resumos expandidos publicados em anais de eventos nacionais e internacionais.

LUIZ SERGIO VANZELA

Doutor em Agronomia pela UNESP-Ilha Solteira em 2008. Atualmente é Coordenador e Professor Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais da Universidade Brasil. Como pesquisador atua nas áreas de Engenharia de Água e Solo, Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos e em Georreferenciamento e Geoprocessamento.

LUZENIRA ALVES BRASILEIRO

Engenheira Civil, Mestrado, Doutorado, Pós Doutorado e Livre Docência na área de Planejamento de Transportes

MARCELO CAMPOS

Graduado e Mestre em Física, Doutor em Ciências pela UFSCar. Pós-Doutorado na Embrapa Instrumentação. Atualmente é Professor da UNESP-Tupã. Experiência em Física Aplicada (Física de Plasmas e Descargas Elétricas, Óptica e Fotônica) e em Agronomia (Métodos alternativos de análise elementar de solos e plantas, sensoriamento remoto e SIG-Recursos Hídricos).

MARCELO REAL PRADO

Engenheiro Químico, mestre e doutor em Tecnologia, MBA em Gestão Empresarial. Atua com pesquisa na área de bioenergia e soluções para o meio ambiente. Avaliação do Ciclo de Vida de produtos e processos.

MARCIA ELIANE SILVA CARVALHO

Profª Drª Márcia Eliane Silva Carvalho Departamento de Geografia Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFS (PPGEO/UFS) Programa de Pós-Graduação em rede nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB/UFS) Universidade Federal de Sergipe Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9749730002452013

MARIA ANGELA DIAS

Professor Titular da UFRJ. Docente permanente do PROARQ /FAU-UFRJ), Prefeita da UFRJ (2002 - 2004), Diretora do Escritório Técnico da UFRJ (2002 - 2007). Doutor (2003) pela COPPE Líder do Grupo de Pesquisa A Educação do Olhar: atributos geométricos da forma dos lugares.

MARIA DE JESUS DE BRITTO LEITE

Doutora FAUUSP. Professora Arquitetura e urbanismo (graduacao e pós) UFPE. Cursou Neurociências Université Paris VI (2003). Experiência em Projeto de Arquitetura e Desenho Urbano. Investiga Espaço, Percepção, conjugando Neuroestética e Teoria do Conhecimento. Compõe NDE de Arquitetura; Comité Avaliador da SBPC. Coordena Redbcm. Dirige Instituto Futuro - UFPE.

MARIA JOSÉ NETO

Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA-Unesp-CAMPUS DE BOTUCATU (1985), mestrado em Ciências Biológicas -Botânica (1990) pela mesma Instituição e doutorado em Agronomia-Sistemas de Produção-Conceito 5 da CAPES (2010) pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira-Unesp.Trabalha com florística em Cerrados e plantas ruderais.

MARTA ENOKIBARA

Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAU-USP. Pós doutorado em História das Ciências e da Saúde na Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ). Arquiteta e Urbanista pela PUC de Campinas. Docente no Programa de Pós-graduação e no Curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAAC-UNESP, Campus de Bauru.

MAURÍCIO LAMANO FERREIRA

Mestre em biodiversidade vegetal e meio ambiente e doutor em ecologia. Atualmente sou professor de ecologia na Universidade Nove de Julho, com ênfase em ecologia urbana no programa de pós graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis.

MAÍRA VIEIRA DIAS

Arquiteta e Urbanista pela UFV, M.Sc em Engenharia Civil e Doutora em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela UNICAMP. Realizou período sanduíche (FAPESP/BEPE) no LESO-PB da EPFL. Tem interesse em pesquisas sobre iluminação industrial, iluminação no ambiente de trabalho, conforto visual, iluminação e saúde, dispositivos de medição e imagens HDR.

NATALINO PEROVANO FILHO

Possui graduação em Química pela UFAL (2004), especialização pela UNIVASF (2016), mestrado em Química e Biotecnologia pela UFAL (2007) e doutorado em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos pela UESC (2016). Técnico Universitário da UESB, Professor EAD da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Revisor de periódicos.

NILDO APARECIDO DE MELO

Sou formado pela FCT/Unesp de Presidente Prudente, com mestrado e doutorado na mesma instituição. Atualmente trabalho no Instituto Federal Catarinense, Campus Brusque.

PRISCILA VARGES DA SILVA

Doutora em Geografia pela Unesp-Presidente Prudente, mestre em Geografia e graduada em Turismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora da UFMS, Campus de Bonito.

RENATA MORANDI LÓRA

Possui graduação e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela UFES e doutorado em Arquitetura e Urbanismo, área de concentração Planejamento Urbano e Regional, pela USP. Atuou como docente do curso de Arquitetura e Urbanismo na UFES, na Faculdade Católica Salesiana e na Faculdade Brasileira de Vitória.

RENATO CÉSAR FERREIRA DE SOUZA

Ph.D in Architecture and Urban Design by The University of Sheffield UK Post Graduate Certificate in Higher Education by The University of Sheffield UK M.Sc. Arquitetura e Urbanismo pela UFMG Head of research team "Environmental Computing" - http://pq.arq.ufmg.br

RICARDO DE SAMPAIO DAGNINO

Professor do Departamento Interdisciplinar do Campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CLN/UFRGS) onde ministra disciplinas para os alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Bacharelado em Desenvolvimento Regional, Engenharia de Serviços, Engenharia de Gestão de Energia, e Licenciatura em Geografia.

RICARDO DOS SANTOS

Licenciado, bacharel, mestre e doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente e licenciado em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Atualmente cursa Especialização em Processos didático-pedagógico para cursos na modalidade a distância pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

RITA DENIZE DE OLIVEIRA

Atualmente professora nível superior da Universidade Federal do Pará e Doutora em Geografia na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. tem experiência na área de Pedologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pedologia (solos antropogênicos), geomorfologia fluvial, bacia hidrografia e questões ambientais.

RODRIGO BARCHI

Doutor em Educação pela Unicamp. Mestre em Educação pela Uniso. Especialista em Educação Ambiental (USP) e em Gestão da Educação Pública pela Unifesp. Geógrafo licenciado (Uniso) e Pedagogo Licenciado (Unicid). Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Ibirapuera. Pós-Doutorando em Educação em Ciências (FURG).

RODRIGO SIMÃO CAMACHO

Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista campus de Presidente Prudente (2014). Atualmente é Professor do Magistério Superior na Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, Prática de Ensino em Geografia e Educação do Campo.

RONALDO ALBERTO POLLO

Formado em Geografia-Faculdades Integradas de Botucatu-SP (1997); Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável UNINTER/Fatec Internacional (2010); Mestre (2013) e Doutor (2017) em Agronomia/Energia na Agricultura/Faculdade de Ciências Agronômicas/UNESP/Botucatu-SP.

ROSANA MUÑOZ

Doutora em Arquitetura e Urbanismo, professora da graduação e da pós-graduação da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, pesquisadora do Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração, atua na área de conservação e restauro do patrimônio histórico, especialmente na consolidação estrutural de edifícios e desempenho de argamassas.

RUTH MARIA DA COSTA PRAIA CABO DE SÃO ROQUE

Graduada em Arquitetura e Urbanismo e mestre em Ciências Sociais (UFRN /1979-1997), doutora em Pensamiento Geografico y Organización del Territorio (Universidade de Barcelona /2013), professora pelo Departamento de Arquitetura da UFRN (graduação e Pós-graduação). Experiência em planejamento territorial e ambiental e projeto urbano (pesquisa e extensão)

SANDRA MARA ALVES DA SILVA NEVES

Licenciada e bacharel em Geografia, Especialista em Geografia e Planejamento Ambiental, Mestre e doutora em Geografia (Gestão e Planejamento Ambiental) e pós doutora em Geografia e Ecologia de Paisagem. Atua na graduação em Geografia e nos mestrados em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola e Geografia da UNEMAT. CV: http://lattes.cnpq.br/6430066425008976

SANDRA MEDINA BENINI

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Graduação em Direito, Graduação em Geografia, Mestrado em Geografia pela FCT/UNESP, Doutorado em Geografia pela FCT/CUNESP, Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pós-doutorado Arquitetura e Urbanismo pela FAAC/UNESP.

SILVANA HELOÍSA FERREIRA CRUZ

Professora e Pedagoga, Mestre em Educação, Doutora em Ciências da Educação. Trabalho no Centro de Ciências do Ambiente - CCA/UFAM.

SÉRGIO CAMPOS

TATIANE BONAMETTI VEIGA

Engenheira Civil pela UEL. Mestre e Doutora em Ciências pela USP, com trabalhos publicados na área de Saneamento e Saúde Pública, com ênfase em Gestão de Resíduos. Professora adjunta do Departamento de Engenharia Ambiental e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Sanitária e Ambiental da UNICENTRO.

VAGNER ZAMBONI BERTO

Doutor em Geografia. Mestre em Geografia. Professor no Instituto Federal do Paraná - campus Curitiba.

VALTER GUIMARÃES

Graduação em Geografia Unesp/FCT; Mestrado e Doutorado em Geografia Unesp/IGCE; Professor Titular da UFMS/CPAq e Professor do Programa de Mestrado em Geografia da UFMS. Ultimo trabalho apresentado em Evento: FIGUEIRÃO/MS: a Herança Territorial do Assoreamento de Canais Fluviais e os caminhos do planejamento ambiental (IX SINAGEO- Maringá setembro 2016).

VERA LÚCIA DA SILVA FARIAS

Doutora (2016) e Mestre (2013) em Agronomia-Ciência do Solo pela Universidade Estadual Paulista/UNESP-Campus de Jaboticabal. Graduada em Biologia(2005) pelo Centro Universitário do Triângulo e Pedagogia pela Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (2019). Docente da Faculdade de Frutal (FAF) e Membro do Banco de Avaliadores (BASIs) - INEP.

VIRGÍNIA MARIA NOGUEIRA DE VASCONCELLOS

Doutora em Arquitetura - PROARQ-FAU-UFRJ (2006); Mestre em Educação pela Faculdade de Educação, da UFRJ (1994); Especialista em Urbanismo (FAU-UFRJ, 1983); Áreas atuação: Arquitetura,Paisagismo, Urbanismo e Conforto Térmico espaços livres urbanos. Coordena as pesquisas A vegetação no conforto ambiental e Projeto e sustentabilidade. Professor EBA e FAU - UFRJ.

VITOR CORRÊA DE MATTOS BARRETTO

Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Produção Vegetal. Possui especialização em Gestão Ambiental pela UFSCar. É Professor da FCAT UNESP, Campus de Dracena responsável pelas áreas de atuação em Silvicultura e Conservação do Solo. Tem experiência em Recomposição Florestal e em Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (Sistemas Agroflorestais).

YARA MANFRIN GARCIA

Graduada em Geografia - Licenciatura (2010) e Bacharelado (2011) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCT) -Campus Presidente Prudente. Mestre (2014), Doutora (2017) e Pós-doutorado (2020) em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCA) - Campus Botucatu.
Acessos no Site
1441792
© 2003 Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista - Todos os direitos reservados