Apresentação > Palestra Online

 

 

enlightenedPrograma de Urbanização de Favelas: Instrumentos de luta pelo direito à cidade

 

  Assistir a Palestra

 

 

Profa. Dra. Viviane Manzione Rubio

 

Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) (2011/2017) com período de estudos em Lisboa (2016). Coordenadora Adjunta (2019) e Professora do Curso de Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UPM (2013). Participa dos grupos de pesquisa, Urbanismo Contemporâneo Redes Sistemas e Processos, do projeto A produção contemporânea da habitação de interesse social no Brasil e é líder da pesquisa Hiperlugares Moveis da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UPM. Contribui para o Grupo de Estudos Sócio Territoriais e Urbanos e de Acção Local (GESTUAL) do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (CIAUD/FAUL), que investiga os processos de transformação urbana e habitacional sobretudo em áreas suburbanas de Portugal, Moçambique, Angola e Brasil, sob a coordenação da Professora Doutora Isabel Ortins de Simões Raposo. Conselheira Titular do Conselho Municipal de Política Urbana e da Comissão de Proteção da Paisagem Urbana de São Paulo (2019-2021). Foi coordenadora de Projetos do Departamento de Projetos e Obras da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Osasco (2007-2017). Foi Secretaria Adjunta de Habitação em Nova Iguaçu (2005-2006). Integrou as equipes das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Extraordinária de Projetos Especiais do Rio de Janeiro (2001-2005). No escritório Solida Arquitetura participou do projeto de requalificação do Bairro Miguel Couto em Nova Iguaçu (2005), para a urbanização das favelas do Heliópolis em São Paulo e Morro da Coroa no Rio de Janeiro (2003-2004). Integrou a equipe da Coordenação de projetos do Gerenciamento do Programa Favela Bairro na cidade do Rio de Janeiro (1998-2001). É Arquiteta e Urbanista graduada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1986).

EM ÁREAS VULNERÁVEIS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO: AS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE NAS INTERVENÇÕES EM ASSENTAMENTO PRECÁRIOS que teve apoio do Mackpesquisa e PROJETOS DE URBANIZAÇÃO DE ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS E ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL: AS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE, financiado pelo Edital Universal CNPq 2018 (período 2020-2021), sob a liderança da Profa. Dra. Angélica T. B. Alvim.

 

 

enlightened Serviços Ecossistêmicos no Planejamento e Gestão de Áreas Urbanas

 

  Assistir a Palestra

 

 

Nova janela aberta em um iFrame. Utilize as setas do teclado para navegar no conteúdo ou tab para navegar entre os títulos. Pressione Esc para sair desta janela.

Profa. Dra. Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo

 

Livre-docência em Planejamento Ambiental pela Escola Politécnica da USP, em 2019. Pós-doutora em Ciências Ambientais pela School of Environmental Sciences da University of East Anglia (UK), em 2009. Doutora em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, em 2004. Mestre em Engenharia pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP, em 1996. Graduada em Geologia pela Unesp, em 1991. Professora Doutora do Programa de Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Universidade Nove de Julho, desde 2012. Professora Associada do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, desde 2013. Pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, entre 1993 e 2013. Bolsista de produtividade CNPq em Planejamento Urbano e Regional, desde 2018. É editora associada da Revista Ambiente & Sociedade. Atua como consultora Ad-Hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Atua como pesquisadora e integra o Conselho Deliberativo do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) USP Cidades. Atualmente é diretora administrativa da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH). É supervisora de pós-doutorado no USP Cidades Globais do Instituto de Pesquisas Avançadas (IEA) da USP. Desenvolve e orienta pesquisas na área de planejamento e gestão ambiental, com ênfase nos instrumentos de avaliação de impacto (avaliação de impacto ambiental, avaliação ambiental estratégica e avaliação de impactos cumulativos) e de planejamento ambiental aplicado ao planejamento urbano, integrando a agenda de serviços ecossistêmicos na tomada de decisão.

 

 

enlightened Cidade digital e sustentabilidade: reflexões para o planejamento municipal

 

  Assistir a Palestra

 

 

Profa. Dra. Eloisa Carvalho Araujo

 

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett (jan1980), Especialização em Land Management and Land Development Studies pelo Institute for Housing and Urban Development Studies, Erasmus University Rotterdam (IHS/EUR) - Holanda (1991), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Urbanismo pela UFRJ/FAU/PROURB (2006) e Estágio pós-doutoral, no mesmo programa, em 2019. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense e professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU/UFF. Foi Chefe do Departamento de Urbanismo - 2016/2018. Atua como pesquisadora da Rede de Cooperação em Urbanismo em Escala Regional, Espaço Público e Ordenamento Territorial - ReCORT -PPGAU/EAU/UFF. Também integra, como pesquisadora o Grupo de Pesquisa do CNPq Cidades, Processos de Urbanização e Ambiente, no âmbito da graduação e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFF. É pesquisadora colaboradora do Laboratório de Direito e Urbanismo - LADU/PROURB/UFRJ. Foi professora do DPUR/FAU/UFRJ no período de 2007 a 2009. Foi professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário do Instituto Metodista Bennett, no período 1996 a 2007 e de cursos de pós-graduação em Projeto Urbano e de Preservação Ambiental de Cidades do NPPG, do Instituto Metodista Bennett, no período de 1999 a 2006. Atua na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano-Ambiental, Desenvolvimento Sustentável do Território, Gestão de Cidades, Projetos Urbanos, Infraestrutura Urbana, Águas Urbanas, Requalificação e Recuperação Ambiental Urbana, Rios Urbanos, Paisagem Multifuncional, entre outros.

 

 

enlightened Memória Ferroviária: metodologias de identificação

 

  Assistir a Palestra

 

 

Prof. Dr. Samir Hernandes Tenório Gomes

 

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UEL - Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Ciência da Informação pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela USP - Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela UEL. Atualmente é professor pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação UNESP de Bauru ministrando as disciplinas de Projeto Arquitetônico, Patrimônio Cultural e Novas Tecnologias Digitais. Atua no Núcleo de Pesquisa GA da UNESP e no Laboratório Americano de Paisajes de la Producción de Sevilha, desenvolvendo trabalhos de cooperação com diversos pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e apoio da FAPESP e outros órgãos de fomento. Faz parte do CICOP/Brasil - Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio, atendendo diversas entidades públicas e privadas na elaboração, implantação e gestão de projetos voltados ao patrimônio cultural, histórico, artístico, arquitetônico e natural, além da criação de metodologias, estudos e pesquisas relacionadas.

 

 

enlightened O papel dos espaços públicos na cidade contemporânea: características espaciais e comportamento

 

  Assistir a Palestra

 

 

Profa. Dra. Silvana Aparecida Alves

 

Arquiteta Urbanista, com mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela USP e doutorado em Design pela UNESP. É Professora Doutora do curso de Arquitetura e Urbanismo, da UNESP/Campus de Bauru. Foi Vice-Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, da UNESP/Bauru, de 2002-2004. Foi Chefe do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, da UNESP/Bauru em dois mandatos, de 2013-2018. Atualmente é Vice-Coordenadora do Curso Internacional de Especialização, Pós-Graduação Lato Sensu em Planejamento Urbano e Políticas Públicas: Urbanismo, Paisagem, Território (PlanUPP), da FAAC/UNESP/Bauru. É fundadora e líder do Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Habitação de Interesse Social (ArqHab) cadastrado no CNPq. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Percepção Ambiental no Ambiente Construído; Estudos da Habitação de Interesse Social; Planejamento e Projeto da Edificação e do Urbanismo; e Ergonomia. Coordenou vários Projetos de Extensão, entre eles: “Assistência Técnica à Habitação de Interesse Social”, de 2010-2014; “ARQUITETURA POLICIAL: Polícia Científica do Estado de São Paulo”, de 2014-2015; “Habitação Popular e Arquitetura: Em Busca de uma Qualidade Projetual nas Moradias”, de 2002-2008, premiado em primeiro lugar em Congresso de Extensão em 2005. Foi membro titular do Conselho Municipal de Habitação, da Prefeitura do Município de Bauru, de maio de 2008 a agosto 2012.

 

 

enlightened Tecnologia e Sustentabilidade na Construção Civil

 

  Assistir a Palestra

 

 

Profa. Dra. Maria Augusta Justi Pisani

 

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Farias Brito (1979), graduação em Formação de Professores - Licenciatura em Construção Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1983), especialista em patrimônio Histórico (1981) e especialista em obras de restauro (1982) pela FAUUSP - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, mestrado (1991) e Doutorado (1998) em Engenharia Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professora aprovada em concurso público Federal, para as disciplinas de Projeto Arquitetônico no CEFET SP - Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, onde lecionou de 1985 a 2005. Professora de projeto de arquitetura e urbanismo da FAU Belas Artes de São Paulo de 1986 a 2009. Atualmente é ppi - professor de período integral da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Leciona no TFG - Trabalho Final de Graduação na FAU Mackenzie, Produção e Gestão da Habitação Social no Brasil, Ambiente e Sustentabilidade no Projeto de Arquitetura e Urbanismo e Laboratório de Projetos na pós-graduação Stricto Sensu. Coordenou o Mestrado Interinstitucional em Arquitetura e Urbanismo - MINTER entre a Universidade Mackenzie e a Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura e urbanismo sustentáveis, áreas de risco urbanas, habitação social no Brasil, projeto de arquitetura, ensino e pesquisa em arquitetura e urbanismo e arquitetura e meio ambiente. Lidera o Grupo de Pesquisa: Arquitetura e Construção da FAU Mackenzie.

 

 

enlightened Técnicas analíticas nucleares no (bio) monitoramento da poluição ambiental

 

  Assistir a Palestra

 

 

Dr. Edson Gonçalves Moreira

 

Possui Bacharelado em Química pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (1994), Licenciatura em Química pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1994), Mestrado na área de Tecnologia Nuclear - Aplicações pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2002) e Doutorado em Ciências na área de Tecnologia Nuclear - Aplicações (2010), pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Atualmente é tecnologista senior do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear, atuando nas áreas de pesquisa, ensino e gestão da instituição. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: análise por ativação neutrônica, espectrometria de absorção atômica, materiais de referência e mexilhão.

 

 

enlightened Cenário da mobilidade urbana para trabalho presencial em período de pandemia

 

  Assistir a Palestra


 

 

Profa. Dra. Luzenira Alves Brasileiro

Graduação em Engenharia Civil [Campina Grande] pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (1987), Mestrado em Engenharia Civil [Campina Grande] pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (1990), Doutorado em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos-EESC da Universidade de São Paulo-USP (1995), Pós-doutorado (2002) em Transporte Urbano no Institute of Transport Studies-ITS da University of Sydney-USYD (Austrália) e Pós-doutorado (2010) em Planejamento de Transportes na Universidade Técnica de Lisboa-UTL (Portugal). Atualmente é Professora Adjunto na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira-FEIS da Universidade Estadual Paulista-UNESP. Experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Planejamento de Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: custos de transporte, estacionamento, logística de transporte, operação de sistemas de transporte e roteirização de veículos.

 

 

Acessos no Site
1902881
© 2003 Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista - Todos os direitos reservados