Apresentação > Palestra Online

 

Em construção...

 

Espacio verde público con participación social, biodiversidad urbana y patrimonio arquitectónico en la Ciudad de Buenos Aires

 

 

Prof. Ms. Fábio Márquez

 

Fabio Márquez nació y reside en la Ciudad de Buenos Aires, es licenciado en Diseño del Paisaje, UMSA. Con cursos de posgrado en Patrimonio y Turismo Sostenible, Cátedra UNESCO UNTREF/AAMNBA, y de Evaluación de Impacto Ambiental, FADU-UBA. Maestrando en Maestría en Gobierno Local, UNQ. Especializado en espacios verdes y gestión pública. Con numerosos proyectos en la Ciudad de Buenos Aires. Recibió premios internacionales. Docente y autor de publicaciones sobre diseño del paisaje y biodiversidad urbana. Conferencista en eventos nacionales y del extranjero.Especialidades: Diseño participativo. Planificación del paisaje. Restauración ambiental y paisajística. Biodiversidad urbana. Patrimonio cultural. Gestión pública. Sostenibilidad ambiental. Actualmente es director de la Comisión de Participación Social de ACUMAR (Autoridad de Cuenca Matanza Riachuelo).

 

 

 

 

Desafíos de la Planificación desde una perspectiva de paisaje en la Región Capital de La Plata, Argentina 

 

 

Prof. Ms. Arqto. Leandro Varela

 

Leandro Varela nacido y residente en la ciudad de La Plata, Argentina, es arquitecto de la Facultad de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad Nacional de La Plata y Magíster en Diseño, Gestión y Paisaje de la Universidad Central de Chile, bajo el Programa Alpha. para la Cooperación Académica Comunitaria Europea. Es profesor de pregrado y posgrado, realiza Investigación (pesquissa) y Extensión universitaria (vinculación con el medio). Universitaria en el Instituto de Investigaciones y Políticas del Ambiente Construido IIPAC / CONICET de FAU UNLP. Desde 2012 es director del Máster “Paisaje, Medio Ambiente y Ciudad” de la misma facultad. Ha participado en numerosos encuentros nacionales e internacionales y desarrollado numerosos proyectos y obras de Arquitectura, así como en concursos de Construcción y Proyectos de Paisaje. Es miembro de la "Red Argentina del Paisaje" y co-coordina el Nodo de Investigación / Academia de la Iniciativa Latinoamericana del Paisaje "LALI".

 

 

 

Infraestrutura verde, Soluções Baseadas na Natureza e Paisagem: estratégias metodológicas na construção de cidades contemporâneas.

 

 

Profa. Dra. Luciana Bongiovanni Martins Schenk

 

Professora doutora no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, (IAU - USP). Professora do Programa de Pós Graduação, IAU - USP. Presidente nacional da ABAP, Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas, gestão 2018-2020 e 2020-2022. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAU-USP (1990). Graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH- USP (2001). Mestrado em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAU-USP (1997). Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da EESC-USP (2008). Co-líder do Grupo de Pesquisa YBY - Estudos Fundiários, Políticas Urbanas, Produção do Espaço e da Paisagem. Coordenadora do GTPU, Grupo de Trabalho de Planejamento dos Parques Urbanos de São Carlos; Colaboradora da rede QUAPÁ-SEL, Quadro do Paisagismo no Brasil e de Projetos Temáticos desenvolvidos pela rede com apoios FAPESP e CNPq.

 

 

 

Sistema de espaços livres para a cidade sustentável
 
 
Profa. Dra. Karin Schwabe Meneguetti
 
Professora associada de graduação e pós-graduação e pesquisadora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá (UEM), possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAUUSP) e pós-doutorados na UFMG e na University of Portsmouth. Docente permanente do Programa Associado de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo UEM-UEL desde sua fundação em 2012, foi coordenadora do Programa (2014-2016) e coordenadora adjunta (2012-2014 e 2016-2018). Orientadora de mestrado e doutorado, líder do grupo de pesquisa Cidade e Paisagem desde 2009. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em estudos da cidade e da paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem urbana, planejamento ambiental, ecologia da paisagem, infraestrutura verde, espaços livres urbanos, morfologia urbana e cidades novas. É autora do livro Cidade Jardim, Cidade Sustentável - A Estrutura Ecológica Urbana e a Cidade de Maringá (2009). 
 
 
 
 
 

Sistema de Espaços Livres da Ilha de Upaon Açu-MA (São Luís)

 

 
Profa. Dra. Bárbara Irene Wasinki Prado
 
Doutora em Urbanismo pela UFRJ e Mestre em Desenvolvimento Urbano pela UFPE e é Especialista em Arquitetura Paisagística pela FUPAM/USP/IFLA. É autora dos livros “Paisagem Urbana de São Luís” e “Paisagem Ativa das Ilhas”. Arquiteta e Urbanista pela FAUBC desde 1979, trabalhou em projetos e na construção civil em São Paulo e Maranhão. É professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão onde atua há 20 anos com especial ênfase na transformação de paisagem insular, em projeto de arquitetura paisagística, conforto ambiental e planejamento da paisagem.  Desenvolve pesquisas sobre bacias hídricas, morfologia litorânea, dunar e manguezal (Ilhas). Desenvolveu e coordenou cursos de Especialização Lato Sensu em Paisagismo, com turmas em Recife, Goiânia e Uberlândia. Atua como consultora e perita em ações do Ministério Público em intervenções urbanas nas áreas de proteção permanente e patrimônio cultural. Atualmente pesquisa a transformação da paisagem com aplicação tecnologias computacionais como a Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV).
 
 
 
 

A cidade é Infraestrutura, é paisagem, é verde

 
 

Profa. Dra. Camila Gomes Sant’Anna

 

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, com a tese intitulada: A infraestrutura verde e sua contribuição para o desenho da paisagem da cidade (2020). Doutorado sanduíche na University of Manchester, financiado pelo CNPq (2019). Mestre em Urbanismo pela UFRJ (2013). Mestrado em Théories et Démarches du Projet de Paysage pela École Nationale Supérieure d Architecture de Versailles École Nationale Supérieure de Paysage Versailles, ENSPV, França (2009). Em Geografia Humana pela Université Paris Diderot. Arquiteta e Urbanista pela Universidade de São Paulo (2007). Professora de Teorias e Projeto da Paisagem Urbana do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás. É vice-coordenadora do curso e coordenadora de Trabalhos de Conclusão de Curso. Também é Diretora Cultural da Associação Brasileira de Arquitetos da Paisagem (ABAP). Realizou visitas técnicas à Itália (Politecnico di Torino) e à Espanha (Politecnico di Madri) e participou de vários seminários, conferências e workshops sobre os temas de mudança climática, planejamento e projeto da paisagem e infraestrutura verde.

 

 

 

Os rios na paisagem urbana

 

 

Profa. Dra. Norma Regina Truppel Constantino

 

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1979), mestrado em Planejamento Urbano e Regional Assentamentos Humanos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho no Curso de Arquitetura e Urbanismo e no Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo. Aposentada (2019) mantém atuação como professor voluntário na mesma instituição. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos de Espaços Livres Urbanos, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem urbana, paisagismo, espaços livres urbanos e história da cidade e do território.

 

 

 

A Preservação do Patrimônio Histórico e Paisagístico da Terra Indígena Raposa/Serra do Sol em Roraima

 

 

Profa. Dra. Graciete Guerra da Costa

 

Pós-doutora pelo PPG/IREL na Universidade de Brasília na temática da fronteira Norte do Brasil, 2014. Mestra e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo PPG/FAU da UnB, em 2006 e 2011. Arquiteta pela UFPa, 1980 e em Língua Francesa pela Université de Nancy I, 1980. Trabalhou como arquiteta e urbanista em diversas cidades brasileiras: Belém, Manaus, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Boa Vista. Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRR (2017-2021). É membro das seguintes entidades: Presidente do Departamento do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/RR; Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – ABAP; Conselheira do CAU-RR; Núcleo de Arquitetura Moderna da Amazônia – NAMA; DOCOMOMO Internacional; Sociedade Brasileira de Cartografia – SBC; Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias – IBAPE; Red Universitaria Internacional Historia, Arquitectura y Ciudad, de Estudios Latinoamericanos; RED História de la Arquitectura y Conservación del Patrimonio – HAYCOP e do ICOMOS Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo Sustentáveis de Roraima, do CNPq. Atualmente é Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Diretora do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Roraima – UFRR.

 

Acessos no Site
1902747
© 2003 Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista - Todos os direitos reservados