Neste trabalho foram estudadas algumas características físicas de compósitos de gesso incorporados com duas diferentes granulometrias de borracha de pneus. O programa experimental foi formado pelos seguintes ensaios: consistência (mini-slump), resistência à compressão e microscopia eletrônica de varredura. A borracha utilizada nos compósitos foi proveniente do processo de recauchutagem de pneus com incorporação de 5% e 10% em relação à massa de gesso e as duas diferentes granulometrias utilizadas foram denominadas de fina (#0,6mm) e grossa (#1,19mm). Os resultados foram comparados com a pasta controle, na qual não houve incorporação de borracha. As borrachas de diferentes granulometrias se destacaram em distintos pontos. A borracha fina apresentou resistência à compressão próxima ao valor observado no controle, com adição de 5% em massa, o que pode ser devido a sua aderência à pasta de gesso, que se deu de maneira menos porosa e com uma interface mais próxima entre as partículas de borracha e a pasta, observado através do ensaio de Microscopia Eletrônica de Varredura. A borracha grossa apresentou os melhores resultados em consistência (mini-slump), contribuindo para a trabalhabilidade da pasta, o que também foi observado na Microscopia Eletrônica de Varredura, onde a borracha grossa apresenta menos aderência à pasta de gesso, comparado ao compósito com incorporação de borracha fina. Foi possível afirmar, então, que a borracha como material residual apresentou características interessantes em aplicações em compósitos de gesso.