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Submissão de ALAN HENRIQUE VICENTINI

1ª Submissão

Produção de concreto autoadensável (CAA) com substituição parcial de cimento por metacaulim.

Alan Henrique Vicentini; Marlon Boldrin Belluzi; Jorge Luís akasaki

Novos tipos de concretos estão sendo desenvolvidos com o avanço da tecnologia e estudos, os quais são chamados de concreto de alto desempenho. Nossa pesquisa se baseia no concreto autoadensável com adição do fino metacaulim, possuindo como características: fluidez, resistência a segregação e capacidade passante, possibilitando o concreto a se adensar sem a presença de vibração, somente pelo seu próprio peso. Serão realizados os seguintes ensaios no estado fresco: abatimento de tronco de cone, abatimento de tronco de cone de Abrams, Funil V e Caixa L, com o objetivo de medir a coesão, segregação, fluidez e capacidade passante do mesmo. Já para o estado endurecido: resistência à compressão e à compressão diametral, absorção de água por imersão e por capilaridade e módulo de elasticidade.

2ª Submissão

Estudo do teor de metacaulim em Concretos de Alto Desempenho (CAD).

Alan Henrique Vicentini; Tiago Armado Camara; Mauro Mituuchi Tashima

O Concreto de Alto Desempenho (CAD) é um produto em grande ascensão no mundo, sendo alvo de várias pesquisas e empresas que necessitam de produtos com melhor qualidade e desempenho. Este projeto tem por finalidade indicar uma porcentagem ideal para substituição de parte do cimento Portland por Metacaulim, indicando também a melhor dosagem dos materiais presentes na região a ser utilizada para a obtenção do CAD. O método de dosagem utilizado foi baseado no método proposto por O’Reilly Díaz. Foi utilizado o Metacaulim como substituição parcial do cimento Portland nas proporções de 5, 10, 15 e 20% em relação à massa de cimento, assim como foi adicionado sílica ativa como adição ao concreto na proporção de 8% da massa total de aglomerante. O cimento Portland utilizado foi o CP V-ARI. Foi confeccionado um CAD referência, sem a adição de Metacaulim. Foram realizados os ensaios de Slump Test em todos os CADs. Os ensaios de resistência à compressão simples serão realizados com os concretos na idade de 7, 28, 60 e 90 dias e o ensaio de absorção de água será realizado com os concretos na idade de 28 dias. Com os resultados dos ensaios já realizados temos que houve uma melhora de 21,5% de resistência à compressão quando comparado o M10 com o M0 e houve uma diminuição de 73,34% na absorção de água comparando o M10 ao M0. O traço M10 possuiu o melhor custo benefício comparado com o M0.

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